Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação ao Calendário Básico de vacinação de Rotina, é correto afirmar que:

A
ao nascer, administra-se vacina para hepatite B, BCG e DTP
B
aos dois meses, administra-se DTP e antipólio
C
aos nove meses administra-se a vacina contra sarampo e febre amarela
D
a vacina contra Hepatite B deve ser aplicada nas primeiras 24 horas de vida, ou após a alta da maternidade
E
não existe intervalo mínimo entre as doses da vacina oral contra poliomielite
A respeito do transtorno bipolar, considere as a?rmativas a seguir. I. As manias associadas ao uso de antidepressivos tendem a ser mais leves que os quadros de mania não associados ao uso de antidepressivos. II. A depressão unipolar tende a apresentar-se com mais sintomas atípicos, como hiperfagia e hipersonia, e a ter idade de início mais precoce em relação à depressão bipolar. III. Pacientes com bipolaridade apresentam menor prevalência de transtornos de ansiedade em relação à população em geral. IV. Um paciente com depressão recorrente e com parente de primeiro grau com bipolaridade apresenta grande chance de evoluir para bipolaridade. Assinale a alternativa correta.
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulinodependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direta aos esforços, com redução ao repouso, com desconforto local mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsalva positiva. Para o caso clínico acima exposto, é correto afirmar:
Em que porcentagem de pessoas com sintomas sem explicação médica a depressão ou a ansiedade são a causa desses sintomas?
Menina, de 10 anos, está na 4ª série. Os professores queixam-se que ela é distraída, inquieta e costuma faltar à escola. Ela consegue se concentrar apenas durante a primeira hora e gosta de atividades ao ar livre. Para fazer a lição de casa, leva horas, tem a ajuda da mãe, mas com frequentes conflitos. Durante a consulta médica, a menina é razoavelmente calma e focada. QI = 132. O quadro descrito é sugestivo de:
Compartilhar