Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao câncer da tireoide, é correto afirmar que:

A
sexo feminino e idade inferior a 40 anos são fatores prognósticos desfavoráveis no câncer bem diferenciado da tireoide.
B
a disseminação via hematogênica é a preferencial dos carcinomas papilíferos da tireoide.
C
o carcinoma anaplásico é de progressão lenta.
D
o carcinoma medular da tireoide está relacionado com neoplasia endócrina múltipla tipo 2A.
E
o carcinoma folicular está relacionado com o aumento do nível de calcitonina sérica.
Criança de quatro anos chega à emergência com crise convulsiva tonicoclônica generalizada. O evento convulsivo durou aproximadamente 2 minutos. Em sua ficha de atendimento estão descritos: FC = 110 bpm, Fr = 26 ipm, Tax = 39,2ºC e exame neurológico sem sinais de localização. A conduta correta frente ao caso é:
Lactente de três meses tem apresentado choro frequente, irritabilidade e dificuldade para manter o sono. Durante a consulta, o pediatra percebe dificuldade da mãe em aconchegar a criança no colo. O pai do lactente informa que a esposa está muito desinteressada de cuidar do bebê, que, quando o bebê chora, a mãe também chora e, por vezes, fica irritada e agressiva. O lactente apresenta exame físico e laboratorial sem alterações. As hipóteses diagnósticas iniciais para o lactente e para a mãe são respectivamente:
Criança de 01 ano de idade chega ao Posto de Saúde para receber a vacina tríplice viral (S&C). Conforme calendário de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde (Brasil), espera-se que tenha recebido anteriormente as seguintes vacinas:
Para reduzir os níveis da endemia tuberculosa no Brasil, é necessário:
Compartilhar