Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Em relação ao Câncer Gástrico, assinale a alternativa correta:

A
É a quinta neoplasia mais frequente no mundo.
B
É mais frequente no sexo masculino após a 6ª década.
C
Sua ressecabilidade, mesmo com diagnóstico cada vez mais precoce, ainda não atinge os 40%.
D
A ressecção cirúrgica usualmente não é a única opção potencialmente de cura definitiva.
E
Para garantia de maior sobrevida ou cura, não é importante a extensão da ressecção gástrica distal, porque a neoplasia nunca invade o duodeno.
O tabagismo está presente na carcinogênese de vários tumores. Nas sequências abaixo qual a que contém apenas órgão/sedes em que o fumo é fator determinante no aparecimento de canceres?
Um homem de 42 anos notou nódulo levemente doloroso na pálpebra superior há 3 semanas. Ao exame físico o nódulo é firme, sem ulceração. A conjuntiva e a córnea estão aparentemente normais. O exame histopatológico evidenciou “processo inflamatório constituído por linfócitos de permeio a células epitelioides e células gigantes”. Qual é o provável diagnóstico?
As fraturas de clavícula podem ser localizadas no 1/3 externo, no 1/3 médio e no 1/3 interno. As fraturas do 1/3 médio quando apresentam desvio, o fragmento proximal é tracionado pela ação de qual músculo? Assinale a afirmativa verdadeira:
Uma mulher de 66 anos, portadora de câncer de mama, com metástases ósseas, está em tratamento quimioterápico há seis meses. Para controle das dores, faz uso de antiinflamatórios não- esteroidais, codeína em doses moderadas e bisfosfonatos. Foi trazida para consulta pelos familiares porque há um mês apresenta-se sem interesse pelas tarefas do dia-a-dia, diz que está sem esperança, só pensa em morrer e quer interromper o tratamento oncológico. A conduta apropriada nesse caso é:
Compartilhar