Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em relação ao carcinoma hepatocelular (CHC), é correto afirmar que:

A
é mais frequente em mulheres.
B
a tomografia computadorizada helicoidal multislice e/ou a ressonância magnética constituem parte fundamental do diagnóstico do CHC.
C
a biópsia percutânea por agulha das lesões hepáticas suspeitas de CHC é sempre necessária para confirmação diagnóstica.
D
a maior parte dos doentes com CHC apresentam doença ressecável.
E
doentes com escore de Child C são indicados para terapia resseccional.
Para se utilizar a imunoglobulina anti-Rh na profilaxia da doença hemolítica perinatal, a mãe e o recém-nascido devem possuir as seguintes características quanto ao Rh e Coombs indireto materno e ao Rh e Coombs direto do recém-nato, respectivamente:
Um homem de 20 anos corta o lábio superior ao se barbear pela manhã. Um segundo após o corte, a perda de sangue de uma pequena arteríola dérmica do local do trauma é reduzida através de:
Mulher de 38 anos, portadora de artrite reumatoide, vinha em uso crônico de prednisona, que foi suspensa há 3 semanas, quando começou a se queixar de cansaço. Há 2 dias, apresentou piora acentuada do estado geral, procurando o pronto-socorro. Considerando o manejo da sua corticoterapia, NÃO é esperado o seguinte achado no hemograma:
Dá entrada na emergência um paciente com quadro de dispneia e febre, além de hipotensão arterial e sudorese fria. FC = 120 bpm, PA = 90 x 60 mmHg, Tax = 39°C, FR = 24 irpm. O hemograma revela 5.000 leucócitos/mm³, com 80% de granulócitos, sendo 30% de bastões. Na hematoscopia, são descritas anisocitose, poiquilocitose e corpúsculos de Howell-Jolly. O quadro infeccioso é causado, mais provavelmente, pelo seguinte microrganismo:
Compartilhar