Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:

A
Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.
B
Streptococcus pneumoniae e Hamophilus influenzae.
C
Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
D
Neisseria meningitidis e Hemophilus influenzae.
Julgue o item subsequente, relativo a anticoncepção e infertilidade conjugal. O método de amenorreia lactacional é uma opção contraceptiva pouco eficaz para as mulheres que estão em amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. As endorfinas induzidas pela amamentação causam aumento da secreção de dopamina que pode resultar em ovulações esporádicas.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. Os sinais e sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P.R.
Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue o item que se segue. Caso sejam encontrados, na anuscopia, mamilos hemorroidários de terceiro grau, não haverá necessidade de realização de colonoscopia.
O fator mais importante no prognóstico de paciente submetido à biópsia excisional de melanoma maligno é
Compartilhar