Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:

A
Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.
B
Streptococcus pneumoniae e Hamophilus influenzae.
C
Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
D
Neisseria meningitidis e Hemophilus influenzae.
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Paciente de 3 anos de idade evolui com paralisia flácida craniocaudal, diplopia, náuseas, vômitos e disfagia importante, seguida de insuficiência respiratória, após um período de gastroenterite. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
Em relação à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa incorreta. (MINISTÈRIO DA SAÙDE DO BRASIL. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os servicos de Saúde. Brasília: MS, 2001)
A síndrome de Down (= trissomia do cromossomo 21) se caracteriza por:
Compartilhar