Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:

A
Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.
B
Streptococcus pneumoniae e Hamophilus influenzae.
C
Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
D
Neisseria meningitidis e Hemophilus influenzae.
A respeito da dependência química do crack, pode-se afirmar que: I. Dentre as drogas ilícitas, é a substância cujo dependente químico apresenta menor adesão ao tratamento. II. Maconha é usualmente a primeira droga ilícita utilizada pelo dependente químico de crack. III. O padrão de uso geralmente é do tipo compulsivo e caracterizado pelo uso de múltiplas drogas. Quais estão CORRETAS?
Uma criança com supuração auditiva crônica dá entrada no hospital com febre e rigidez de nuca. A hipótese diagnóstica mais provável:
MFPD, feminino, de 38 anos compareceu ao ambulatório na atenção primária queixando-se de sangramento vermelho-vivo presente ao limpar-se com papel higiênico e dor ao evacuar. Refere constipação crônica com piora há três meses, coincidente com a presença da disquesia. Com base nessa história, assinale o diagnóstico mais provável.
Um recém-nascido a termo nasce por via vaginal. Imediatamente após o nascimento, observa-se que a criança apresenta um abdome escavado, cianose e sofrimento respiratório. As bulhas cardíacas são ouvidas no lado direito do tórax e os ruídos respiratórios parecem estar diminuídos do lado esquerdo. O próximo passo na ressuscitação desta criança é:
Compartilhar