Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Doenças Respiratórias

Em relação ao caso referido na questão anterior, a quimioprofilaxia para os contatos de meningite bacteriana está indicada nas seguintes etiologias:

A
Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae.
B
Streptococcus pneumoniae e Hamophilus influenzae.
C
Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.
D
Neisseria meningitidis e Hemophilus influenzae.
Menino de 2 anos, com história de febre há 3 dias, acompanhada de coriza amarelada. Há dois dias irritabilidade e há um dia com T = 39ºC e recusa-se a deambular (chora). Ao exame físico, apresenta dor às manobras de movimentação de quadril esquerdo. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação à Icterícia Neonatal, assinale a alternativa incorreta.
Um lactente de 2 meses é trazido por sua mãe para consulta de puericultura. Ele está bem e você verifica que as imunizações estão em dia, segundo o Programa Nacional de Imunizações. Que outra vacina deve ser sugerida para o lactente, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008)?
RN pré-termo limítrofe, Apgar 9 no primeiro minuto de vida, desenvolve taquipneia nas primeiras 6 horas de vida. Ao exame, observa-se taquipneia, FR = 98 ipm, saturação de O2 98%, Rx de tórax com imagem de infiltração linear a partir dos hilos, com cisurite, silhueta cardíaca normal. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar