Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Em relação ao colangiocarcinoma, podemos afirmar que:

A
a prevalência ocorre em torno da 4º e 5º década.
B
a invasão da junção dos ductos biliares são critérios de irressecabilidade.
C
a 1º manifestação clínica do colangiocarcinoma é a icterícia.
D
a localização mais comum do colangiocarcinoma é o colédoco.
E
a metástase mais frequente do colangiocarcinoma é para o pâncreas.
Gestante de 36 semanas dá entrada no pronto-socorro com sudorese, palidez cutânea e dor abdominal. Ao exame constata-se útero de consistência lenhosa, pressão arterial 160/100 mmHg e toque vaginal com colo dilatado 3 cm, médio, bolsa íntegra e apresentação cefálica. Qual conduta seria mais apropriada a seguir?
Paciente de 2 anos de idade apresenta retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e microcefalia. A investigação mostra: cariótipo 46XX; tomografia de crânio com calcificações periventriculares; liquor com 2 células, 5 hemácias, 12 proteína, 67 glicose; fundo de olho com coriorretinite. Qual o diagnóstico mais provável?
A dermatite das fraldas é patologia frequente no lactente. Dentre as explicações, qual você EXCLUIRIA?
Criança de 2 ½ anos, apresenta tosse e febre há 5 dias associada a vômitos, com dificuldade respiratória e piora no estado geral há dois dias. O exame físico apresenta regular a bom estado geral, com frequência respiratória de 60min, frequência cardíaca de 140min, descorado ++/4+, acianótica. Pulmões com movimentos ventilatórios diminuídos à direita com estertores crepitantes e fígado a 2 cm do rebordo costal direito. O raio X de tórax: infiltrado homogêneo em quase todo o hemotórax inferior direito, com sinais de derrame pleural, confirmado pelo decúbito lateral direito. Em relação ao caso é CORRETO afirmar:
Compartilhar