Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Em relação ao crescimento da criança, assinale a alternativa incorreta.

A
A velocidade de crescimento linear no 1º ano de vida é em torno de 20 - 25 cm.
B
Nos dois primeiros anos de vida, o crescimento é mais influenciado por fatores hormonais do que por fatores nutricionais.
C
Na fase puberal, o crescimento apresenta estreita relação com a secreção dos hormônios sexuais.
D
A estatura apresenta resposta mais tardia aos agravos nutricionais.
E
Mais da metade do crescimento cerebral ocorre nos dois primeiros anos.
Paciente de 79 anos, sexo masculino, foi internado por pneumonia comunitária em uma enfermaria de hospital secundário. Com base nos dados obtidos na admissão, foi considerado como de risco moderado para embolia pulmonar, sendo anticoagulado com enoxaparina 60 mg SC 12/12h e solicitada TC helicoidal de tórax, que foi realizada no dia seguinte. Após saber que o resultado deste último exame foi normal, qual dos itens abaixo representa a conduta mais adequada?
Sobre as doenças da medula adrenal todas são verdadeiras, EXCETO:
Uma criança de 15 meses é levada à clínica por causa de falta de ar, intolerância aos exercícios, cianose e com choro. Além disso, a história revela que ela frequentemente se agacha durante estes episódios. No exame, um sopro sistólico áspero é verificado, mais audível ao longo da borda esternal esquerda. A radiografia de tórax revela um coração em bota, com um arco aórtico à direita. O problema cardíaco congênito mais provável é:
Com respeito à síndrome metabólica, pode-se afirmar que:
Compartilhar