Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Em relação ao derrame pleural parapneumônico, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A ecografia de tórax é um exame muito útil na quantificação do derrame e na identificação de septações na cavidade pleural.
B
A presença de glicose baixa (< 60 mg/dl), pH < 7.2 ou loculações pleurais indicam necessidade de drenagem do derrame pleural parapneumônico.
C
A streptoquinase 250.000 UI diluída na cavidade pleural é utilizada para desfazer loculações pleurais e permitir a drenagem do líquido pleural parapneumônico.
D
A drenagem pleural está indicada apenas quando o derrame pleural for francamente purulento.
E
A identificação do germe no líquido pleural (Gram ou cultura para germes comuns positiva) sugere a necessidade de drenar o derrame pleural parapneumônico.
Paciente com 54 anos, sexo feminino, com queixa de dor e parestesia nas mãos. Refere que a dor é pior à noite, acordando algumas vezes por causa desta. Refere ainda que a dor se irradia até os ombros. Apresenta hipotrofia dos músculos da eminência tenar. A hipótese diagnóstica é síndrome do:
Qual dos parâmetros abaixo, faz parte da avaliação clínica da idade gestacional pelo método New Ballard?
Mulher, 56 anos de idade, será submetida à laparotomia exploradora para ressecção de neoplasia maligna de cabeça do pâncreas, prevendo-se realizar uma antroduodenopancreatectomia. Qual a classificação do risco de Tromboembolismo Venoso (TEV) e a conduta?
Uma criança de 5 anos, com otalgia unilateral e febre apresenta, após 2 dias do início dos sintomas, paralisia facial periférica ipsilateral à otalgia. Na otoscopia observou-se abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. Podemos afirmar que:
Compartilhar