Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Em relação ao derrame pleural parapneumônico, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A ecografia de tórax é um exame muito útil na quantificação do derrame e na identificação de septações na cavidade pleural.
B
A presença de glicose baixa (< 60 mg/dl), pH < 7.2 ou loculações pleurais indicam necessidade de drenagem do derrame pleural parapneumônico.
C
A streptoquinase 250.000 UI diluída na cavidade pleural é utilizada para desfazer loculações pleurais e permitir a drenagem do líquido pleural parapneumônico.
D
A drenagem pleural está indicada apenas quando o derrame pleural for francamente purulento.
E
A identificação do germe no líquido pleural (Gram ou cultura para germes comuns positiva) sugere a necessidade de drenar o derrame pleural parapneumônico.
Paciente de 66 anos, feminino, sem alterações cardiovasculares importantes, hipocorada, com hemorragia digestiva alta por duas vezes em passado recente. Apresenta no momento, à endoscopia, úlcera duodenal sem sangramento, tamponada por coágulo. Refere três episódios de melena. Há dois dias sem dor epigástrica, nem vômitos. A conduta mais adequada é:
Um paciente de 49 anos sabe ser portador de Diabetes Mellitus há cerca de 5 anos. Refere que há mais ou menos seis meses vem apresentando dificuldade na deambulação e que, há dois meses, só consegue andar com apoio. Ao exame neurológico é obervada marcha paraparética-atáxica e paresia dos quatro membros, sendo mais acentuada nos inferiores. Reflexos profundos abolidos, hiperestesia plantar com hipoestesia “em bota”. Ataxia nos quatro membros que piora com os olhos fechados e distúrbio de sensibilidade profunda. Pergunta-se, o paciente apresenta:
São manifestações da hiperprolactinemia, exceto:
Em relação ao papilomavírus humano (HPV), assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar