Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Em relação ao derrame pleural tuberculoso, pode-se afirmar:

A
a pesquisa direta de BAAR tem baixa positividade.
B
o pH é quase sempre menor que 7,0.
C
caracteriza-se pela presença de células mesoteliais em número elevado.
D
a dosagem de adenosina deaminase (ADA) acima de 45 U/L é suficiente para estabelecer o diagnóstico.
E
geralmente apresenta leucócitos acima de 20 000/mm3.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Síndrome pré-menstrual. (2) Miomas uterinos. (3) Endometriose. (4) Doença inflamatória pélvica. ( ) Classicamente, as pacientes apresentam dor pélvica, dor anexial e doa à mobilização do colo do útero. ( ) O sangramento uterino aumentado é a queixa mais comum. Menorragia ou hipermenorreia é o padrão típico do sangramento uterino. ( ) O sintoma mais comum é a dor pélvica, que na maioria das vezes, é cíclica; exacerba-se no período perimenstrual, podendo irradiar-se para os membros inferiores ou para a região lombar. ( ) É um distúrbio crônico que ocorre na fase lútea do ciclo menstrual e desaparece logo após o início da menstruação. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:
Paciente diabético, com diagnóstico há 10 anos devido a quadro de poliúria e polidipsia, vem para a revisão clínica sem controles de glicemia capilar ou exames recentes, sem aderência às orientações dietéticas e com uso irregular da medicação proposta. Qual exame laboratorial reflete os níveis médios de glicemia ocorrido nos últimos 2 a 3 meses?
Com relação à neoplasia de reto é INCORRETO afirmar:
Durante cirurgia plástica para redução de mamas, encontra-se nódulo endurecido de 1cm à direita cujo exame anatomo-patológico revelou neoplasia lobular in situ. Qual deve ser a conduta?
Compartilhar