Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Em relação ao diabetes gestacional, considere as assertivas abaixo. I. O adequado controle glicêmico no período da organogênese previne malformações congênitas. II. Diabéticas pré-gestacionais em uso de insulinas ultrarrápidas (aspart, lispro) devem ser orientadas a suspender a utilização durante a gestação. III. Dopplervelocimetria é o exame de maior sensibilidade e especificidade para avaliação do bem-estar fetal. IV. Todas as gestantes, independentemente de apresentarem fator de risco, devem realizar uma dosagem de glicemia no início da gravidez, antes de 20 semanas, ou tão logo seja possível. Marque a opção que contenha as assertivas corretas.

Paciente do sexo masculino, 28 anos, procura assistência médica ambulatorial em função de "olho vermelho". Ao exame ocular, apresenta hiperemia conjuntival bilateral associada à presença de copiosa quantidade de secreção ocular purulenta, que se mantém constante e na mesma intensidade ao longo de todo o período do dia. Há suspeita de existirem microperfurações na córnea. A dor ocular é mínima e o paciente relata ocasional turvação visual. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Maria, 40 anos, sem antecedentes patológicos, apresentou súbita tontura seguida de pré-síncope após caminhada de 30 minutos no plano. Avaliada em ambulatório, constatou-se apenas ritmo cardíaco irregular e pulso de 170bpm. O ECG demonstrou ausência de onda P e intervalo RR irregular. Qual dos exames abaixo é mais importante na avaliação da causa desta arritmia.
Em relação à endometriose, é correto afirmar:
Visando investigar as 2 causas mais frequentes de infertilidade conjugal em nosso meio, quais exames devem ser solicitados?
Compartilhar