Em relação ao diabetes insipidus, é correto afirmar que:
A
poliúria acentuada, volume urinário diário superior a 3000 ml e urina hipertônica. Osmolaridade plasmática maior que 300 mOsm/L e densidade urinária maior que 1010.
B
se a osmolaridade plasmática for de 295 mOsm/L ou maior, e a urinária for inferior a do plasma, ou seja, urina hipotônica, com densidade urinária menor que 1010, o diagnóstico de diabetes insipidus já pode ser estabelecido.
C
o teste da deprivação hídrica, no qual se observa a osmolaridade plasmática máxima e a osmolaridade urinária, é especialmente recomendado a pacientes com diurese aquosa e hipernatremia.
D
os pacientes com diabetes insipidus nefrogênico respondem significantemente ao DDAVP (desamino-Darginina-8-vasopressina), o que não é observado na forma neurogênica.
E
ocorrem níveis muito elevados do hormônio antidiurético e isso resulta em surgimento de hiponatremia com níveis de osmolaridade urinária muito reduzidos, caracterizando a diurese aquosa e volumosa desses pacientes.
Outras questões
Adolescente de 17 anos há 5 dias iniciou febre, odinofagia e fadiga. O exame físico revela tonsilite exsudativa com aumento e sensibilidade bilateral dos linfonodos cervicais posteriores. O baço é palpável a 3 cm abaixo do rebordo costal. O agente etiológico mais provável da doença deste paciente é:
Paciente vítima de queimadura por líquido fervente em dorso apresenta-se à sala de urgência com 20% de área corporal queimada, com queimaduras de 2º grau superficial e profundo, com flictenas íntegras e rotas. Apresenta-se lúcido, orientado, com PA: 120 x 80 mmHg, FC: 96 bpm, FR: 22 irpm, saturando a 98% em ar ambiente. Qual a conduta inicial a ser tomada?
Uma menina de 9 anos apresenta-se com edema doloroso na superfície anterior das pernas, que persiste há cerca de três dias. O exame revela nódulos eritematosos sensíveis, com 1-2 cm de diâmetro, nas superfícies extensoras das pernas. O restante do exame físico é irrelevante. Quais dos seguintes exames complementares têm probabilidade de confirmar a causa dessas nodosidades?
Recém-nascido, com 4 horas de vida, com sofrimento respiratório, recebendo 80% de oxigênio, 30 semanas de idade gestacional pediátrica, 1100 g de peso de nascimento. A mãe entrou em trabalho de parto, com bolsa rota de 20 horas, líquido amniótico claro. Não fez pré-natal. Considerando que esse recém-nascido tenha pneumonia congênita, qual o patógeno mais frequentemente encontrado nesses casos?