Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em relação ao diabetes insipidus, é correto afirmar que:

A
poliúria acentuada, volume urinário diário superior a 3000 ml e urina hipertônica. Osmolaridade plasmática maior que 300 mOsm/L e densidade urinária maior que 1010.
B
se a osmolaridade plasmática for de 295 mOsm/L ou maior, e a urinária for inferior a do plasma, ou seja, urina hipotônica, com densidade urinária menor que 1010, o diagnóstico de diabetes insipidus já pode ser estabelecido.
C
o teste da deprivação hídrica, no qual se observa a osmolaridade plasmática máxima e a osmolaridade urinária, é especialmente recomendado a pacientes com diurese aquosa e hipernatremia.
D
os pacientes com diabetes insipidus nefrogênico respondem significantemente ao DDAVP (desamino-Darginina-8-vasopressina), o que não é observado na forma neurogênica.
E
ocorrem níveis muito elevados do hormônio antidiurético e isso resulta em surgimento de hiponatremia com níveis de osmolaridade urinária muito reduzidos, caracterizando a diurese aquosa e volumosa desses pacientes.
Um homem de 45 anos desenvolve diarreia e febre uma semana após tratamento de infecção de ouvido com ampicilina. Qual a conduta adequada, visto que a retossigmoidoscopia revelou uma retite pseudomembranosa?
Sabendo que uma gota da solução de sulfato ferroso apresenta 1,25 mg de ferro elementar, quantas gotas por dia estaria mais correto recomendar para o tratamento de uma criança de 10 kg com anemia ferropriva?
Homem de 55 anos procura um cirurgião com história de duas cirurgias prévias para tratar uma hérnia inguinal à direita. Ao exame da região inguinal, evidencia-se hérnia não redutível abaixo do ligamento inguinal. A técnica que está melhor indicada para este caso é:
Uma paciente de 60 anos, diabética, estava em casa apresentando dor em hipocôndrio direito há 15 dias e febre. Há 3 dias queixa-se de distensão abdominal progressiva, dor em cólica e vômitos. Foi admitida no hospital em caráter de urgência bastante desidratada e com distensão abdominal marcante. Realizou ultrassom que demonstrou aerobilia e distensão intestinal por gás. Radiografia simples de abdome mostrou imagem de moeda empilhada e ausência de gás no reto. Qual a conduta?
Compartilhar