Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao Diabetes mellitus, assinale a alternativa ERRADA:

A
O Diabetes gestacional aparece no primeiro trimestre da gravidez, quando os hormônios antagonistas da insulina associados à gravidez atingem o seu valor máximo.
B
O Diabetes tipo 2 exibe uma alta taxa de penetrância genética relacionada aos genes HLA, e está associado a uma dieta rica em gordura/obesidade e falta de atividade física.
C
As tiazolidinedionas reduzem a resistência insulínica, através da ativação do PPAR gama.
D
O DM tipo 2 representa a grande maioria dos casos de diabetes.
E
No estado hiperglicêmico hiperosmolar, a gravidade clínica se correlaciona com gravidade e duração da hiperosmolaridade.
Paciente com 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro, às 2 horas da manhã, com história de tosse ladrante, seca, intensa e dispneia súbita. A mãe relata que já havia ficado internada, aos 4 meses de idade, devido à crise de tosse e “chiado no peito”. A paciente está com esforço respiratório intenso, estridor inspiratório, sem febre e discreta cianose de mucosa oral. Assinale a alternativa correta.
As dermatoses abaixo são desencadeadas ou agravadas pela exposição solar, EXCETUANDO-SE:
A necrólise epidérmica tóxica é a mais grave das farmacodermias, e é devido a acelerada apoptose de queratinócitos.Apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade se não diagnosticada e tratada precocemente.Para tratamento, recomenda-se prescrever altas doses, por via endovenosa, de:
Entre as causas de delirium, em pacientes com câncer, incluem-se, EXCETO:
Compartilhar