Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao Diabetes mellitus, assinale a alternativa ERRADA:

A
O Diabetes gestacional aparece no primeiro trimestre da gravidez, quando os hormônios antagonistas da insulina associados à gravidez atingem o seu valor máximo.
B
O Diabetes tipo 2 exibe uma alta taxa de penetrância genética relacionada aos genes HLA, e está associado a uma dieta rica em gordura/obesidade e falta de atividade física.
C
As tiazolidinedionas reduzem a resistência insulínica, através da ativação do PPAR gama.
D
O DM tipo 2 representa a grande maioria dos casos de diabetes.
E
No estado hiperglicêmico hiperosmolar, a gravidade clínica se correlaciona com gravidade e duração da hiperosmolaridade.
Em um caso suspeito de endocardite infecciosa a presença de 2 hemoculturas positivas, colhidas em tempos diferentes, para patógenos típicos para esse tipo de infecção, constituem critério major para o diagnóstico. São considerados típicos os agentes abaixo, EXCETO:
De acordo com o ATLS, é correto afirmar:
Pré-escolar, 3 anos e 6 meses, é levado ao ambulatório com história de febre há 3 semanas associada à dor intensa em membro inferior direito, sem relato de trauma local. Ao exame físico, apresenta palidez cutâneo-mucosa, linfonodomegalia cervical indolor medindo cerca de 2 cm e esplenomegalia. O hemograma revelou anemia, leucopenia e plaquetopenia. A principal hipótese diagnóstica, neste caso, é:
Multípara no início do oitavo mês de gestação, acorda na madrugada com abundante sangramento vaginal, sem dores nem contração, tendo tido prenhez normal até então. O mais provável diagnóstico é:
Compartilhar