Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação ao diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio, é correto afirmar:

A
A elevação do segmento ST, no ECG, é obrigatória para o diagnóstico de IAM.
B
O ecocardiograma pode ser extremamente útil para o diagnóstico dos casos de apresentação atípica.
C
A dor torácica é sintoma obrigatório em todos os casos.
D
Nos casos de IAM transmural, as alterações eletrocardiográficas são menos evidentes do que nos casos de IAM subendocárdico.
E
As enzimas cardíacas (CK-MB e troponina) têm muita pouca utilidade pois só se apresentam elevadas nas primeiras horas, normalizando os níveis após seis (6) horas.
Paciente de 55 anos de idade, com diagnóstico de neoplasia de cólon direito, será submetido a colectomia direita eletiva. Qual cobertura antibiótica profilática é indicada fazer nesse paciente?
Trombofilia é um estado adquirido ou hereditário, que altera os mecanismos normais de hemostasia, predispondo o indivíduo à ocorrência de trombose venosa ou arterial. Qual alternativa abaixo contém apenas exames que podem ser solicitados na investigação das trombofilias, na vigência da trombose ou em anticoagulação, sem sofrer interferência na acurácia dos resultados?
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale a alternativa correta:
A portaria 1.160/2006 do Ministério da Saúde definiu o sistema MELD (Model for End-stage Liver Desease) como critério para seleção de receptores de fígado de cadáver. Esta recente mudança trouxe maior agilidade no transplante de fígado nos pacientes mais graves. Sobre o transplante hepático e o Sistema MELD, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar