Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Em relação ao diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio, é correto afirmar:

A
A elevação do segmento ST, no ECG, é obrigatória para o diagnóstico de IAM.
B
O ecocardiograma pode ser extremamente útil para o diagnóstico dos casos de apresentação atípica.
C
A dor torácica é sintoma obrigatório em todos os casos.
D
Nos casos de IAM transmural, as alterações eletrocardiográficas são menos evidentes do que nos casos de IAM subendocárdico.
E
As enzimas cardíacas (CK-MB e troponina) têm muita pouca utilidade pois só se apresentam elevadas nas primeiras horas, normalizando os níveis após seis (6) horas.
Correlacione as colunas referentes a investigação de lombalgias e lombociatalgias: (I) Manobra de Romberg (II) Manobra de Valsalva (III) Manobra de Lásegue (IV) Compressão da raiz L5 (V) Compressão da raiz S1. a) É geralmente considerada positiva quando a dor se irradia ou exarceba no trajeto do dermátomo de L4-L5 ou L5-S1, com a elevação do membro; b) Prejudicado o andar sobre um dos calcanhares; c) Esta manobra costuma ser positiva na estenose do canal; d) Na compressão radicular, esta manobra provoca exacerbação da dor ou irradiação até o pé, que não acontecia antes; e) Prejudicado o andar sobre a ponta de um dos pés.
Criança em idade escolar, com febre vespertina há 14 dias, sem outras queixas. Epidemiologia negativa para tuberculose. Ao exame físico apresenta-se: eupneico, com ausculta pulmonar normal, sem visceromegalias. PPD = 14 mm; radiografia de tórax: imagens micronodulares disseminadas. A principal hipótese diagnóstica é:
Sobre a paralisia cerebral hemiplégica, assinale a alternativa correta:
Um recém-nascido a termo, com 6 dias de vida é trazido à emergência por "amarelão". O bebê mama ao seio, chora apenas quando tem fome ou desconforto e evacua fezes semi-líquidas amarelas 5 vezes/dia. O exame físico é normal, exceto por icterícia generalizada. O plantonista solicita hemograma e bilirrubinas e recebe os seguintes resultados: bilirrubina total = 10mg%, bilirrubina direta = 0,9mg%; hemograma normal. Qual a hipótese mais provável e a conduta mais adequada respectivamente?
Compartilhar