Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Vascular

Em relação ao diagnóstico do aneurisma da aorta abdominal (AAA), analisar a alternativa CORRETA.

A
Ultrassonografia fornece todos os dados necessários para o tratamento.
B
O exame mais adequado para acompanhar o crescimento do AAA é a ultrassonografia.
C
A tomografia computadorizada apresenta limitações técnicas para a avaliação de aneurismas com áreas de calcificação.
D
Angiorressonância não deve ser usada com frequência por implicar radiação ionizante.
E
Aortografia por cateterismo é método ainda utilizado para avaliar seu diâmetro.
Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. No segundo dia de pós-operatório ela apresenta febre baixa e dispneia em seu quarto e a oximetria mostra uma saturação de 85%. Sua ausculta pulmonar revela creptação em base pulmonar direita, associada à hipoventilação desta área. Uma radiografia de tórax revela então uma hipotransparência em terço inferior de hemitórax direito, com retração ipsilateral da cúpula diafragmática. Face a este quadro pulmonar, pode-se afirmar que:
Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. Com a conduta correta, a paciente evolui bem e recebe alta. Meses após desenvolve distensão abdominal. Uma tomografia computadorizada de abdome mostra a presença de volumosa quantidade de líquido na cavidade peritoneal, formando coleções loculadas de densidade elevada. O tratamento inicial mais adequado neste caso é:
O hirsutismo é uma das manifestações clínicas do hiperandrogenismo e apresenta vários fatores envolvidos na sua etiologia. São causas de hirsutismo medicamentoso e endócrino, respectivamente:
Uma paciente de 22 anos, sem uso de método contraceptivo, é vítima de estupro com ejaculação intravaginal 10 dias após ter menstruado. Dentro do protocolo de violência sexual contra a mulher, a droga com menos efeitos colaterais gastrintestinais e mais utilizada para anticoncepção de emergência dentro das primeiras 72 horas após o acidente é:
Compartilhar