Questões na prática

Pediatria

Em relação ao diagnóstico pré-natal das arritmias fetais, considere as afirmativas a seguir. I. A identificação dos ritmos cardíacos normais e anormais do feto pode ser feita através da ecocardiografia fetal pela análise dos eventos atriais e ventriculares, utilizando a combinação do traçado unidimensional, Doppler, com ou sem mapeamento de fluxo em cores. II. A bradicardia sinusal é caracterizada por uma frequência geralmente abaixo de 110 bpm; se transitória, o curso é benigno e não inspira preocupações. III. O diagnóstico pré-natal das arritmias cardíacas fetais é realizado através do eletrocardiograma de esforço. IV. O bloqueio atrioventricular total é geralmente bem tolerado pelo feto, não sendo motivo de preocupação para a equipe de acompanhamento pré-natal. Assinale a alternativa correta.

Luizinho é uma criança normal, foi à consulta de puericultura, sendo observadas as seguintes habilidades: a) anda com apoio; b) emite uma a duas palavras com significado; c) bate palmas; d) acena “tchau”; e) aproxima-se, quando é chamado. Considerando que Luizinho é uma criança normal, qual a sua idade?
Em 1988 morre o famoso cartunista Henfil, contaminado pelo vírus da aids em transfusões sanguíneas necessárias ao controle da hemofilia. Somente após 13 anos, em 2001, foi aprovada a “Lei Betinho” que normatiza o controle do sangue em nosso país. Esta lei define, entre outras, a obrigatoriedade da triagem clínica de doadores. Uma vez coletado o sangue do doador, a etapa seguinte se fundamenta na triagem laboratorial com o objetivo de identificar doenças potencialmente transmissíveis. Das enfermidades avaliadas através destes testes de triagem, aquela que apresenta o maior período de janela imunológica é:
Qual o marcador tumoral mais específico do hepatocarcinoma?
Paciente, 42 anos, 48 kg, perdeu 25 kg em 4 meses, albumina pré-operatória 2,8 g/dl, apresentava obstrução esofágica total por neoplasia de esôfago, realizou esofagectomia total e jejunostomia. Encontra-se na UTI pós-operatória, está no sexto dia de pós-operatório, em dieta zero, extubado, hemodinamicamente estável. Ao exame o abdome mostra-se flácido, ruídos hidroaéreos presentes. Qual a conduta mais adequada em relação ao suporte nutricional deste paciente?
Compartilhar