Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação ao Dispositivo Intra Uterino (DIU), são feitas as afirmações abaixo: I- É contraindicado em nulíparas. II- Em caso de infecção pélvica, deve ser retirado no mesmo momento em que se inicia o uso de anti-bióticos. III- O risco de expulsão diminui à medida que o tempo avança após a inserção. Quais as afirmativas estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e III.
E
I, II e III.
Homem, 78 anos de idade, com confusão mental e alteração da memória há 6 meses. Apresenta períodos de lucidez que duram alguns dias, com episódios de desorientação de início agudo. Nos últimos 3 meses teve alucinações visuais bem estruturadas (chega a ver animais na árvore). Teve algumas quedas, com fratura do punho. Ao exame físico: leve tremor na mão esquerda e rigidez nos braços. Há 3 semanas, passou em consulta, recebendo haloperidol, e evoluiu com rebaixamento da consciência e internação. Qual é o diagnóstico provável?
Lactente de 5 meses é levado à consulta na unidade de saúde com quadro de diarreia aquosa há 1 dia. Segundo a mãe, as evacuações são líquidas, sem muco, pus ou sangue, volumosas, com frequência de 4 a 5 episódios ao dia. Refere também pouca aceitação do leite materno nesse período e 1 episódio de vômito. Ao exame, a criança apresenta-se alerta, com olhos pouco encovados, fontanela anterior deprimida, mucosas secas, pulsos cheios, boa perfusão periférica. A conduta mais adequada para esse caso é:
Homem de 35 anos de idade trabalha sem registro em carteira em uma fábrica de confecção. Há um mês apresenta tosse, febre e emagrecimento. Procurou o pronto-socorro da região onde foi diagnosticada tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva. A conduta do médico do pronto-socorro deve ser:
São afirmativas verdadeiras sobre o suporte nutricional, EXCETO:
Compartilhar