Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Em relação ao fenômeno de Raynaud, é possível afirmar: I- É uma sensibilidade idiopática ao frio. II- Pode estar associado à esclerose sistêmica, síndrome costoclavicular e macroglobulinemia. III- Pode ocorrer nos operadores de martelete pneumático. Marque a alternativa correta.

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas I e II
D
Apenas I e III
E
I, II e III
Renato, 5 anos, apresenta tumoração na linha cervical média com evolução de 6 meses, móvel à deglutição, indolor, sem sinais inflamatórios e de caráter cístico à ultrassonografia. O diagnostico MAIS provável é:
Paciente de 68 anos, tabagista e hipertenso, apresentou quadro de hematúria macroscópica. Após a investigação inicial, foi submetido a exame endoscópico, que demonstrou lesão vegetante na parede lateral direita da bexiga com 4 cm. Feita ressecção transuretral completa da lesão, o exame anatomopatológico revelou um tumor urotelial de alto grau com invasão da lâmina própria, mas sem comprometimento da camada muscular vesical. Biópsias aleatórias de outras regiões da bexiga foram negativas, e o restante do estadiamento não demonstrou doença extravesical. Com base no caso clínico, assinale a assertiva INCORRETA:
L.M.O.L., sexo feminino, 34 anos, história pregressa recente de ingesta de soda cáustica, apresenta episódios de tosse durante qualquer tentativa de deglutição alimentar. Endoscopia Digestiva Alta (EDA) evidencia esôfago de mucosa edemaciada e hiperemiada difusamente, com fibrina e áreas de necrose superficial, além de orifício de 2,0 cm de diâmetro, localizado a 22,0 cm da arcada dentária superior, sugestivo de fístula. A broncoscopia confirmou fístula esofagotraqueal em nível da carina. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para essa paciente.
O tipo de cálculo renal que mais frequentemente se associa aos quadros infecciosos é o cálculo de:
Compartilhar