Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Em relação ao fibrinogênio, que é produzido no fígado, assinale a proposição ERRADA:

A
Essa produção ocorre sob o comando de mais de um gene, cada um responsável por determinada cadeia da molécula.
B
A taxa plasmática pode variar dentro de certos limites.
C
Aumenta numa série de estresses, como traumas, inflamações, endotoxinas, e na gestação.
D
A maior parte do fibrinogênio do organismo se encontra nos grânulos alfa das plaquetas.
E
O fibrinogênio do organismo é consumido na CIVD.
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Principais indicações para que o tratamento cirúrgico das hérnias inguinocrurais seja realizado por videocirurgia:
Com respeito às hérnias da parede abdominal, julgue o item seguinte. O ligamento de Cooper forma a borda posterior do canal femoral.
Augusto, 34 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de estar “alterado” há 08 meses. Conta que evita contato com as pessoas, sente-se totalmente desestimulado no trabalho e percebe perda das emoções e do prazer, além de déficit de atenção e dificuldade para responder perguntas. Declara que os colegas do trabalho querem ocupar seu cargo na empresa e, por isso, fazem piadas e comentários, às escondidas, da sua situação, o que o deixa mais isolado. Nítido descuido da aparência pessoal. Assinale o diagnóstico mais provável:
Compartilhar