Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao hipertiroidismo, assinale a alternativa correta:

A
Se não tratado, está associado ao aumento de mortalidade cardiovascular.
B
O bócio multinodular tóxico é encontrado mais frequentemente antes da 4ª década de vida.
C
Pode-se encontrar oftalmopatia endócrina e mixedema pré-tibial nas diferentes causas de hipertiroidismo.
D
O bócio uninodular tóxico (doença de Plummer) está associado ao carcinoma papilífero de tiroide.
E
Na tireotoxicose factícia (administração exógena de hormônio tiroidiano) encontra-se captação elevada de I131 pela tiroide.
O diagnóstico da sinusite na infância baseia-se obrigatoriamente:
Em se tratando de Otite Média Aguda em crianças na faixa etária de três anos, qual a bactéria mais prevalente e qual antibiótico mais indicado.
Gestante HIV positiva, em trabalho de parto, recebeu Zidovudina 2 mg/kg em 1 hora, seguida de infusão continua de 1 mg/kg/hora até o nascimento da criança. A conduta mais adequada para o RN é:
Um Pediatra, ao avaliar um recém-nascido oligoidrâminio do sexo feminino na enfermaria de pediatria, observa que o teste de Ortolani foi positivo à esquerda e chama o Ortopedista de plantão para avaliação e conduta. O astuto residente do terceiro ano de Ortopedia vai avaliar o caso e, após o exame físico detalhado conversa com seu staff e afirma: I - Trata-se de uma displasia do desenvolvimento do quadril e não de uma luxação, pois o teste de Ortolani é positivo; II - O melhor exame de imagem a ser realizado no momento para confirmação do diagnóstico é a radiografia panorâmica de bacia em AP; III - Na ultrassonografia, os métodos de Graf e de Harcke avaliam o quadril de forma dinâmica e estática respectivamente; IV - Normalmente há retroversão do colo femoral. Frente a essas afirmações, qual a resposta correta?
Compartilhar