Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao hipertiroidismo, assinale a alternativa correta:

A
Se não tratado, está associado ao aumento de mortalidade cardiovascular.
B
O bócio multinodular tóxico é encontrado mais frequentemente antes da 4ª década de vida.
C
Pode-se encontrar oftalmopatia endócrina e mixedema pré-tibial nas diferentes causas de hipertiroidismo.
D
O bócio uninodular tóxico (doença de Plummer) está associado ao carcinoma papilífero de tiroide.
E
Na tireotoxicose factícia (administração exógena de hormônio tiroidiano) encontra-se captação elevada de I131 pela tiroide.
A terapia física complexa, compressão elástica e inelástica, deve ser mais bem utilizada no tratamento:
Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?
Um médico de família e comunidade (MFC) trabalha em área de risco na periferia de uma grande cidade, onde a violência urbana, o tráfico e o consumo de drogas são evidentes. O crack é a substância psicoativa ilícita mais utilizada. Uma adolescente e morador de rua da área faz uso regular de crack há 3 anos. Fumou a última pedra de crack há 12 horas e procurou o médico na Unidade Básica de Saúde. Qual o provável estado mental do adolescente?
Paciente de 18 anos, iniciou atividade sexual há 02 (dois) anos, com acompanhamento médico regular, fazendo uso de anticoncepcional oral desde então. Procurou ambulatório de ginecologia com história de que o parceiro atual apresentava “verrugas genitais“. Ao exame ginecológico não foi observada qualquer lesão em vulva, vagina ou colo uterino, a visão desarmada. Foi realizada coleta de material para colpocitologia oncótica, cujo resultado foi de Lesão intraepitelial de baixo grau/NIC I. A conduta mais adequada para este quadro é:
Compartilhar