Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente de 45 anos de idade, previamente hígido, chega ao pronto-socorro com quadro de tosse com escarro hemoptoico, febre, dor torácica à esquerda e anorexia há 5 dias. Realizou RX de tórax que evidenciou consolidação alveolar em lígula e no lobo inferior esquerdo, leucograma com leucocitose e ureia de 65. PA: 90 x 60 mmHg. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta para o caso de acordo com o CURP-65.

A
Tratamento em enfermaria com uso de moxifloxacina 400 mg/dia.
B
Tratamento ambulatorial com uso de claritromicina 500 mg/dia.
C
Tratamento em UTI em uso de cefepime.
D
Tratamento ambulatorial com ceftriaxona IM.
E
Tratamento em enfermaria com penicilina cristalina.
Em relação à recomendação quanto à suplementação de ferro para lactentes, é correto afirmar:
Na síndrome nefrótica por lesões mínimas, qual dos achados clínico-laboratoriais abaixo é um sinal de mau prognóstico?
Lactente de 18 meses de idade em tratamento de otite média aguda bilateral há 5 dias, retorna à consulta médica por apresentar persistência da febre. Ao exame: apática, com erupções maculopapular no tronco, escleras hiperemiadas e lábios secos com fissuras. As palmas das mãos e as polpas dos dedos estão endurecidas e eritematosas. Hemograma: Hb = 9,5 g/dl, Ht = 31 ml eritrócitos/dl, VCM = 76 fl, HCM = 30 pg, leucócitos = 15.000 (7B/65S/0E/1B/23L/0M), plaquetas = 645.000/mm³ e Velocidade de Hemossedimentação = 65 mm. O diagnóstico mais provável é:
Em relação a uma paciente com mais de 36 semanas de gestação que apresenta pré-eclâmpsia grave e feto com maturidade pulmonar comprovada, considerar as condutas propostas abaixo: I- Utilizar nitroprussiato de sódio para controle pressórico enquanto a gestação não atingir 38 semanas. II- Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. III- Interromper a gestação por cesariana, para evitar o trabalho de parto. É (São) adequada (s) a (s) assertiva (s):
Compartilhar