Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir. I - O hipotireoidismo subclínico aplica-se aos pacientes com níveis normais de TSH e T4 livre. II - A tireoidite de Hashimoto é a doença tireoidiana mais comum entre crianças e adolescentes, sendo reconhecida como principal causa de bócios não tóxicos. III - No hipotireoidismo congênito, as causas mais frequentes são as relacionadas à região hipotalâmica-hipofisária. IV - As lesões do sistema nervoso central que ocorrem em crianças com hipotireoidismo não tratado nos primeiros anos de vida podem ser revertidas com o tratamento e uso da levotiroxina.

A
Todos os itens estão errados.
B
Há apenas um item certo.
C
Há apenas dois itens certos.
D
Há apenas três itens certos.
E
Todos os itens estão certos.
O teste de triagem de cardiopatias congênitas, que deve ser realizado em todo recém-nascido, consiste em:
Apesar de a avaliação clínica detalhada ser de fundamental importância na propedêutica dos pacientes com insuficiência venosa crônica dos membros inferiores, a localização dos segmentos venosos com refluxo é conseguida preferencialmente com
Um lactente com 10 dias de vida, do sexo masculino, é encaminhado ao ambulatório de dermatologia pediátrica por apresentar na pele lesões tipo escamas gordurosas de cor amarelada sobre base eritematosa. Localizadas em couro cabeludo, face, supercílios, orelhas, dobras de pescoço e axilar. Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico.
Durante a realização de Colecistectomia Laparoscópica numa paciente de 40 anos, a Colangiografia intraoperatória identificou a presença de litíase com 6 mm de diâmetro no interior do colédoco. A melhor maneira para resolver essa situação é:
Compartilhar