Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir. I - O hipotireoidismo subclínico aplica-se aos pacientes com níveis normais de TSH e T4 livre. II - A tireoidite de Hashimoto é a doença tireoidiana mais comum entre crianças e adolescentes, sendo reconhecida como principal causa de bócios não tóxicos. III - No hipotireoidismo congênito, as causas mais frequentes são as relacionadas à região hipotalâmica-hipofisária. IV - As lesões do sistema nervoso central que ocorrem em crianças com hipotireoidismo não tratado nos primeiros anos de vida podem ser revertidas com o tratamento e uso da levotiroxina.

A
Todos os itens estão errados.
B
Há apenas um item certo.
C
Há apenas dois itens certos.
D
Há apenas três itens certos.
E
Todos os itens estão certos.
Ao investigar queixa vertiginosa de paciente, um médico de família executa manobra semiológica que sugere posição anormal de otólitos no ouvido interno direito. Ele decide então executar a manobra de Epley para reposicionamento dos otólitos. Qual número representa a figura com a última posição que o paciente deve assumir antes de ser levado à ortostase?
A coleletíase assintomática:
Durante o acompanhamento da criança portadora de Síndrome de Down, deve-se observar a presença de malformações cardíacas, como por exemplo, CIA e CIV, assim como outras patologias que podem estar associadas a esta síndrome. Entre estas, assinale a alteração ortopédica mais frequente nestes pacientes:
Dorival, 68 anos, em pré-operatório de carcinoma bem diferenciado localizado no colo esquerdo. História de colonoscopia há dez anos, com remoção de pólipo de 1 cm de diâmetro. Seu irmão mais velho foi operado de câncer no colo aos 80 anos. Tem história prévia de trombose venosa profunda femoropoplítea direita há 10 anos após fratura de ossos de perna e imobilização com aparelho gessado. O ecodoppler venoso recente mostra total recanalização do sistema venoso profundo direito, com discreto refluxo na veia femoral superficial. De acordo com as características do câncer colônico de Dorival pode-se afirmar que:
Compartilhar