Em relação ao hirsutismo idiopático, assinale a assertiva correta.
A
Decorre da maior atividade da enzima 5-alfa-redutase na pele, que aumenta a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona.
B
O uso de espironolactona é suficiente para regularizar o ciclo menstrual.
C
Se não tratada, a paciente apresentará ciclos menstruais irregulares e infertilidade de causa ovariana.
D
O tratamento pode ser realizado com espironolactona desde que os níveis de potássio sérico sejam monitorados, pois há risco de hipopotassemia.
E
As dosagens de testosterona total, testosterona livre e androstenediona mostram-se elevadas.
Outras questões
Um jovem de 25 anos de idade que foi admitido recentemente em um hospital psiquiátrico com diagnóstico de depressão grave, complicada com psicose, é trazida ao serviço de urgências por piora do estado mental e febre. O paciente é incapaz de proporcionar antecedentes, porque está profundamente confuso e afirma que está em Marte. O psiquiatra informa ao clínico que o paciente iniciou recentemente uso de haloperidal e amitriptilina. Os achados físicos incluem temperatura de 40.6°C, rigidez muscular e pele seca. Iniciam-se medidas de resfriamento e acetaminofen. Qual dos seguintes agentes seria mais adequado neste momento?
Criança, sexo masculino, sete anos, história de amigdalite purulenta, tratada com penicilina benzatina três dias após o início dos sintomas. Após 7 dias de tratamento, notou-se urina escura, diminuição do volume urinário, edema e cefaleia. Na avaliação clínica, confirma-se presença de edema e a pressão arterial observada é de 130 x 90 mmHg, sem sinais de encefalopatia hipertensiva. Exames laboratoriais confirmam o diagnóstico de glomerulonefrite aguda pós-estrepcócica. Para o controle da hipertensão arterial, inicialmente você tomaria as seguintes condutas, exceto:
Quanto à fisiologia da tireoide e o controle metabólico que exerce no organismo é INCORRETO afirmar:
Paciente de 65 anos com queixa de dor tipo cólica em hipocôndrio direito e disepsia procura serviço médico, sendo solicitada ultrassonografia de andar superior do abdômen cujo achado foi de um pólipo de 5 mm na vesícula biliar. Qual deve ser a conduta?