Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Urologia

Ginecologia

Em relação ao hirsutismo idiopático, assinale a assertiva correta.

A
Decorre da maior atividade da enzima 5-alfa-redutase na pele, que aumenta a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona.
B
O uso de espironolactona é suficiente para regularizar o ciclo menstrual.
C
Se não tratada, a paciente apresentará ciclos menstruais irregulares e infertilidade de causa ovariana.
D
O tratamento pode ser realizado com espironolactona desde que os níveis de potássio sérico sejam monitorados, pois há risco de hipopotassemia.
E
As dosagens de testosterona total, testosterona livre e androstenediona mostram-se elevadas.
Com respeito à artrite gotosa, julgue o item. Em pacientes com diagnóstico de artrite gotosa, que estão no período intercrítico, o principal efeito adverso decorrente do uso de alopurinol (um inibidor de xantina oxidase) é a precipitação de um ataque agudo de gota.
Julgue o item a seguir, relativo à anatomia pélvica e à fisiologia da menstruação. A fase folicular de um ciclo menstrual padrão se inicia nos últimos dias da fase lútea do ciclo precedente até a liberação do folículo maduro por ocasião do fenômeno ovulatório.
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A síndrome de Savage é caracterizada por amenorreia primária de causa ovariana em decorrência da deficiência de receptores para o hormônio folículo estimulante (FSH).
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item: Infertilidade conjugal é a ausência de concepção após um ano de coitos regulares e desprotegidos, e denomina-se primária na ausência de gestação prévia e secundária quando há antecedentes de gestação, mesmo que esta não tenha evoluído até o termo.
Compartilhar