Em relação ao mieloma múltiplo, é correto afirmar que:
A
é responsável por 80% das neoplasias malignas hematológicas.
B
cursa apenas com hipotermia.
C
ocorre com frequência em mulatos, pardos e albinos.
D
a dor óssea é a queixa mais frequente, em geral, induzida pelo movimento, não ocorrendo à noite, exceto com a mudança de posição.
E
é a proliferação neoplásica de um clone de plasmócitos, envolvidos na produção de uma imunoglobulina ainda não identificada.
Outras questões
Um paciente dá entrada em serviço de emergência onde você está de plantão com história de cefaleia iniciada há aproximadamente 20 dias; refere-se ainda a dificuldade de concentração e sonolência, nega febre. Relata ser portador de doença neuromuscular diagnosticada como Esclerose Lateral Amiotrófica. Você indica imediatamente uma gasometria arterial que mostra o seguinte resultado:
pH = 7,35
PaO2 = 80 mmHg PaCO2 = 67 mmHg
HCO3 = 34
BE = + 6
SaO2 = 97%
Qual o tipo de insuficiência respiratória o paciente apresenta?
Com relação ao tratamento do paciente asmático, correlacione as colunas. 1- Antagonistas dos Leucotrienos; 2- Salbutamol; 3- Formoterol e Salmeterol; 4- Corticoides inalatórios. 5- Xantinas. A- Candidíase oral, rouquidão e tosse são seus efeitos adversos mais frequentes. B- Não devem ser usados como monoterapia na Asma. C- Início de ação rápido e de curta duração. D- Em pacientes com rinite alérgica associada à Asma, pode ajudar no controle dos sintomas nasais. E- Broncodilatadores de baixa potência com estreita margem terapêutica, sendo alternativa secundária para o tratamento de manutenção da Asma.
Um paciente de 75 anos, sexo feminino, obesa, no 3º dia de pós-operatório de artroplastia de quadril, iniciou quadro de dispneia, o murmúrio vesicular encontrava-se totalmente abolido à direita, macicez à percussão. Sua gasometria arterial mostrava PaO2 de 52 mmHg. Radiografia de tórax evidenciava velamento de todo o hemitórax direito com desvio do mediastino para o lado comprometido. Marque a opção que aponta a causa principal da hipoxemia.
Mulher branca, de 27 anos de idade, relata ser portadora de hipertensão arterial de difícil controle há mais ou menos 4 anos. A pedido médico, realizou os seguintes exames: Hb = 12,8 g/dl; creatinina = 1,2 mg/dl; K+ = 3,1 mEq/L; EAS normal; ECG = ritmo sinusal com HVE; ultrassom de aparelho urinário revelando RD de morfologia e ecogenicidade normais, com 9,2 cm de diâmetro longitudinal e RE também de morfologia e ecogenicidade normais, com 12,1 cm de diâmetro longitudinal. Frente ao caso apresentado, podemos concluir que: