Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao nódulo solitário da tireoide, é correto afirmar que:

A
a frequência do aparecimento de um nódulo na tireoide diminui com a idade.
B
a possibilidade de um nódulo solitário ser benigno é maior em homens acima de 50 anos de idade.
C
quando existir suspeita clínica de carcinoma medular da tireoide deverá ser dosado o nível de calcitonina no soro.
D
a apresentação cística do carcinoma bem diferenciado da tireoide é rara.
E
no diagnóstico do carcinoma folicular, a acurácia da biópsia por agulha fina dirigida por ultrassonografia da tireoide é elevada.
O atendimento inicial do politraumatizado consiste de uma rápida avaliação primária com o objetivo de identificar e tratar imediatamente as situações com risco de morte, não devendo ultrapassar 5 a 10 minutos. O passo inicial é:
Laura, 17 anos, com uma erupção malar tipo “asa de borboleta”, anemia com reticulocitose, artrite não erosiva e pleurite procurou sua pediatra, a qual solicitou um autoanticorpo, cujo resultado evidenciou altos títulos. A médica associou esse achado ao estágio de doença em atividade e à nefrite. Provavelmente, tratava-se de um quadro de
Laércio, 1 ano de idade, regularmente vacinado, iniciou, à noite, quadro súbito de coriza leve e rouquidão. Posteriormente, evoluiu com tosse metálica, agitação, inspiração ruidosa e dificuldade respiratória, porém, sem febre. Atualmente, podemos ter como hipótese mais provável:
Sobre a transmissão vertical de doenças , assinale a alternativa que apresente somente doenças passíveis de transmissão por estes mecanismos:
Compartilhar