Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao nódulo solitário da tireoide, é correto afirmar que:

A
a frequência do aparecimento de um nódulo na tireoide diminui com a idade.
B
a possibilidade de um nódulo solitário ser benigno é maior em homens acima de 50 anos de idade.
C
quando existir suspeita clínica de carcinoma medular da tireoide deverá ser dosado o nível de calcitonina no soro.
D
a apresentação cística do carcinoma bem diferenciado da tireoide é rara.
E
no diagnóstico do carcinoma folicular, a acurácia da biópsia por agulha fina dirigida por ultrassonografia da tireoide é elevada.
O ciclo menstrual pode apresentar vários tipos de alteração. Quando ocorre um fluxo menstrual excessivo, com sangramento prolongado, período irregular e intervalos frequentes, estamos diante de um quadro de:
Você examina um paciente grave com má perfusão capilar periférica, oligúrico e fácies de angústia. Você implanta um cateter de Swan-Ganz e obtém os seguintes parâmetros: saturação venosa mista de O2 = 53%. Lactato arterial de 6,5 (alto), pressão encravada capilar pulmonar (PECP) = 10 mmHg. Pressão venosa central = 25 mmHg. Diferença artério-venosa de O2 aumentada e débito cardíaco diminuído. Seu provável diagnóstico é choque:
Assinale a alternativa correta em relação ao transtorno afetivo bipolar.
Sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil, considere as assertivas abaixo: I - Em caso de falhas isoladas na avaliação do DNPM, deve-se orientar os pais para treinarem a criança naquele marco e repetir a avaliação em dois meses; II - A aquisição de determinada habilidade baseia-se nas habilidades adquiridas previamente e raramente se saltam etapas; III - O teste de Denver II é um dos instrumentos mais utilizados para a triagem de distúrbios do desenvolvimento em crianças, sendo dividido em três grupos: pessoal/social, motricidade fina e linguagem. Qual a alternativa correta?
Compartilhar