Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Vascular

Em relação ao paciente com aterosclerose periférica e insuficiência arterial crônica dos MMII, considere as seguintes afirmativas: 1. As drogas que inibem a função plaquetária são utilizadas para diminuir a síndrome de reperfusão após a reconstrução arterial. 2. O tratamento clínico é preconizado preferencialmente nas fases I e II da classificação de Fontaine, na doença arterial crônica dos MMII. 3. O uso de antiplaquetários na doença arterial crônica não diminui a incidência de eventos cardiovasculares. 4. O fumo tem efeito aterogênico, vasoconstritor e trombogênico. 5. A proteção contra o frio é a medida mais eficaz para aumentar o fluxo sanguíneo no membro inferior com isquemia crônica. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Turgência de veias jugulares, hipotensão arterial e ausculta cardíaca com abafamento de bulhas representa:
O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:
Paciente, 22 anos, portador de diabetes tipo 1 há 6 anos, dá entrada em serviço de emergência, queixando-se de dor abdominal e vômitos. Ao exame físico: paciente afebril, desidratado; RCR, FC 108bpm; ausculta pulmonar normal e frequência respiratória de 40 irpm; ao exame do abdome, dor intensa à palpação profunda e à descompressão brusca, sugerindo irritação peritoneal. Exames laboratoriais iniciais: leucocitose (15.600 leucócitos/mm3) com desvio à esquerda (10% de bastonetes); amilase= 250U/L (VR: 28-100); TGO= 92 U/L (VR: até 37); TGP=108 U/L (VR: até 41); glicemia= 440 mg/dl; creatinina=1,6 mg/dl (VR: 0,7-1,3); ureia=84 mg/dl (VR: 10-50); potássio sérico= 5,7 mEq/L (VR: 3,6-5,1); pH sanguíneo=7,1. Sobre este paciente: I. o paciente deve ser avaliado por um cirurgião. II. antibioticoterapia de amplo espectro deve ser administrada devido ao aparente grave quadro infeccioso. III. insulina regular ou de ação ultra-rápida por via endovenosa e hidratação devem ser iniciadas de imediato. IV. bicarbonato de sódio se faz necessário para reverter a acidose metabólica.
De acordo com o caso clínico abaixo, marque a alternativa que melhor define o quadro apresentado: Paciente do sexo masculino, 36 anos, natural de Cariacica-ES, compareceu ao ambulatório de dermatologia apresentando numerosas lesões tipo placa eritematosas, algumas eritemato-violáceas, infiltradas, com contornos internos bem definidos e externos mal definidos, centro com coloração de pele normal. Apresentava infiltração dos pavilhões auriculares. Relatou surgimento do quadro há alguns meses, porém o aparecimento súbito de nódulos eritematosos dolorosos acompanhados de sintomas gerais tipo febre e astenia o levaram a procurar atendimento. Apresentava teste de sensibilidade térmica alterado com hipoestesia.
Compartilhar