Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em relação ao politraumatizado, é incorreto afirmar que:

A
choque hipovolêmico pode ser usualmente diferenciado do choque neurológico pela presença de taquicardia no choque hipovolêmico e bradicardia no choque neurológico.
B
um exame inicial normal do abdome não exclui a presença de lesão intra-abdominal.
C
a hipotensão após um traumatismo deve ser considerada de natureza hipovolêmica, até que se prove o contrário.
D
o termo fratura Le Fort IV traduz grave fratura pélvica comumente associada a importante perda sanguínea.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, o tratamento indicado para um escolar com pneumonia, internado com febre, vômitos e tiragem intercostal é:
Qual das seguintes glomerulopatias NÃO cursa com redução de complemento sérico?
Paciente de 25 anos procurou atendimento com médico com náuseas, vômitos, icterícia, dor abdominal em hipocôndrio D e febre de instalação há cinco dias. Durante esse período fez uso de paracetamol e vários anti-inflamatórios para alívio da febre. Os exames laboratoriais mostram: HBsAg negativo, Anti-HbC IgM negativo, Anti-HbC IgG positivo, Anti-Hbs positivo, anti-HVA IgG positivo, TGP 500 U/L (limite superior da normalidade: 40 U/L), TGO 346 U/L (limite superior da normalidade: 36 U/L). O ultrassom abdominal é compatível com hepatomegalia. Qual o diagnóstico mais provável?
Paciente masculino, 18 anos, morador de bairro sem saneamento básico na periferia de grande cidade brasileira. Histórico de quadro progressivo de febre irregular (39ºC) com mal-estar, cefaleia, mialgia, anorexia, tosse, náuseas e vômitos, com piora a partir da segunda semana com intensificação da febre, prostração, delirium, apatia, dor abdominal difusa, diarreia. Apresentou também pápulas rosadas, cerca 3 mm cada, que desapareciam ao toque, localizadas no tronco. Encaminhado para emergência após ter iniciado quadro de enterorragia, dor abdominal difusa com peritonismo, tendo sido diagnosticada perfuração intestinal. O caso acima descrito é sugestivo de:
Compartilhar