Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação ao prognóstico de hepatocarcinoma, assinale a alternativa correta.

A
Tumores maiores que 5 cm tem bom prognóstico.
B
Pacientes com níveis de alfafetoproteína maiores que 500 ng/ml têm maior risco de recorrência pós-cirúrgica e sobrevida limitada.
C
Pacientes com metástases à distância podem ser submetidos a transplante hepático, pois tais alterações não afetam o prognóstico.
D
Cirrose com presença de varizes não modificam o prognóstico do paciente.
E
A presença de até quatro nódulos tumorais com no máximo 3 cm cada é tolerada, e o paciente tem bom prognóstico pós-transplante hepático.
Adolescente de 15 anos procura médico com queixa de amenorreia há 4 meses. Refere perda de 20 kg ( peso anterior de 60 kg ) no último ano, após iniciar regime alimentar. Apesar da perda de peso, acha que ainda precisa perder ‘’mais uns quilinhos’’ para chegar ao seu peso ideal. A respeito desse caso podemos afirmar que:
Mulher de 33 anos é trazida ao Pronto Socorro pelo marido com agitação psicomotora há doze horas. O marido relata que ela tem estado muito irritada há dois dias por acreditar que vem sendo traída. Conta que sempre foi uma pessoa normal e que nunca chegou a ficar da maneira que se encontra agora (chegou a jogar objetos domésticos, como pratos e copos, pela janela). Por fim relata estarem passando por uma crise no casamento. A paciente diz ter certeza da traição pelo fato do marido ter passado a chegar todo dia mais cedo em casa. A melhor conduta inicial, neste caso, seria:
Um menino de dois anos de idade teve uma convulsão febril vem ao seu consultório um dia após ter sido atendido no serviço de emergência. Ele está afebril no momento, ativo. Sua mãe informa que ele está tomando antibióticos para uma otite diagnosticada na véspera. Ela deseja saber o que esperar no futuro a respeito de sua situação neurológica. Você diz para ela:
Paciente 06 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no PS com queixa de dor testicular de início súbito, de forte intensidade, apresentando elevação do testículo na hemibolsa esquerda, doloroso ao toque, com edema local, apresentando 04 horas de evolução. Qual a conduta:
Compartilhar