Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Em relação ao rastreamento dermatológico, marque a opção correta:

A
Lesões tipo efélides são consideradas pré-malignas.
B
As áreas expostas ao sol são menos propensas a doenças devido ao uso de protetores solares.
C
Os diferentes tipos de câncer de pele podem ser conduzidos pelo clínico, sem necessidade de referência a um dermatologista.
D
Dorso e pernas, áreas pouco expostas ao sol, não necessitam ser examinadas, pois o risco de melanoma nessas áreas é baixo.
E
Lesões assimétricas, com bordos irregulares, com mudanças de coloração e acima de 6 mm apresentam maior risco de malignidade.
Mulher de 25 anos, em consulta num posto de saúde, apresenta há 1 ano episódios frequentes de cefaleia hemicraniana esquerda de forte intensidade, com duração de até 24 horas. As crises ocorrem 4 a 5 vezes por mês, são acompanhadas de náusea, pioram em ambientes barulhentos e não respondem ao uso de paracetamol. O médico que a examinou prescreveu dois medicamentos: o primeiro, de uso diário, para prevenir as crises de cefaleia e o segundo, para ser usado somente quando houver dor. Dentre os abaixo, os medicamentos adequados são, respectivamente:
Uma mulher com endometriose em ambos os ovários que apresente lesões profundas maiores de 3 cm , e aderências densas em ambas as trompas e ovários é considerada com sendo de estágio:
Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e ficam mais intensas no final do dia. Ela traz uma biópsia de pele, com o seguinte laudo: inflamação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
A linha pectínea ou denteada é uma marca embriológica que corresponde à junção:
Compartilhar