Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Em relação ao rastreamento dermatológico, marque a opção correta:

A
Lesões tipo efélides são consideradas pré-malignas.
B
As áreas expostas ao sol são menos propensas a doenças devido ao uso de protetores solares.
C
Os diferentes tipos de câncer de pele podem ser conduzidos pelo clínico, sem necessidade de referência a um dermatologista.
D
Dorso e pernas, áreas pouco expostas ao sol, não necessitam ser examinadas, pois o risco de melanoma nessas áreas é baixo.
E
Lesões assimétricas, com bordos irregulares, com mudanças de coloração e acima de 6 mm apresentam maior risco de malignidade.
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
São causas orgânicas que podem gerar tanto psicose quanto depressão e mania, EXCETO:
A larva migrans visceral inclui a presença de febre, hepatomegalia e tosse, entre outras manifestações clínicas. É correto afirmar que:
São condições clínicas associadas a maior risco de tuberculose:
Compartilhar