Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Em relação ao rastreamento e ao diagnóstico do diabete gestacional, considere as assertivas abaixo: I - Glicemia de jejum inferior a 80 mg/dl em pacientes sem fatores de risco não exclui o diagnóstico de diabete gestacional. II - Glicemia de jejum entre 90-109 mg/dl deverá realizar curva glicêmica de preferência entre 24ª-28ª semana de gestação. III - Duas glicemias de jejum com valor igual ou superior a 110 mg/dl fazem o diagnóstico de diabete gestacional. Quais são corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II, III.
Paciente do sexo feminino, 25 anos, 50 kg, é admitida em Pronto-Socorro com queimaduras de 3° grau em 18% da superfície corporal, de 2° grau em 32% da superfície corporal, e de 1° grau em 20% da superfície corporal. A administração de líquidos nas primeiras oito horas após a queimadura, pela fórmula de Parkland, será no volume total de:
Analise a figura do teste de Rinne reproduzida abaixo, em que a condução aérea dura mais tempo do que a condução óssea, e considere as condições clínicas associadas à hipoacusia.I - Exposição sustentada a ruído; II - Uso de fármacos ototóxicos; III -Tumor do 8º nervo craniano. Quais delas podem ser a causa da perda auditiva neste caso? ( Conforme imagem do caderno de questões)
Mulher, 54 anos de idade, procura atendimento com queixa de baixa acuidade visual há 4 meses, pior em olho direito, de forma progressiva e indolor. Nega outros sintomas oculares. Apresenta DM tipo 2 insulino- dependente há 14 anos, HAS controlada há 7 anos e IMC 30 kg/m². O que se espera encontrar no exame oftalmológico dessa paciente?
Você atende um escolar de 7 anos com história de 10 dias de tosse inicialmente seca, que progride para tosse em acessos com expectoração esbranquiçada. É acompanhada, ainda, de febre persistente, anorexia e astenia nos últimos 4 dias. No primeiro dia de febre, por conta própria, a genitora iniciou amoxacilina em doses habituais. Como a febre e tosse persistiram, a mãe resolveu procurar atenção médica. É uma criança previamente hígida, sem antecedentes pessoais dignos de nota. Tem um irmão que apresentou quadro semelhante há 1 mês. Ao exame, estado geral regular, discretamente dispneico, febril, hidratado, acianótico, ausculta cardíaca normal, respiratória com MV diminuído em 1/3 inferior direito com estertores finos, tiragem intercostal discreta e FR = 32 ipm. Ainda há discreto exantema macular em tronco. Qual a conduta correta para esse caso?
Compartilhar