Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente de 65 anos, tabagista (30 cigarros/dia) desde os 20 anos, veio a consulta urológica por hematúria macroscópica assintomática com início há 10 dias. O exame de urina apresentava número elevado de eritrócitos (mais de 100/campo) e ausência de leucócitos no sedimento urinário. A urocultura foi negativa, e os exames de função renal estavam normais. O exame digital da glândula prostática foi normal, e a dosagem do antígeno prostático específico revelou 1ng/ml. A ultrassonografia abdominal demonstrou lesão vegetante de, aproximadamente, 3 cm no trígono vesical. Com base nestes dados, qual a conduta inicial mais adequada?

A
Ressecção endoscópica da lesão.
B
Imunoterapia com onco-BCG.
C
Cistectomia parcial.
D
Radioterapia.
E
Cistectomia radical.
Uma mulher de 19 anos chega à emergência com história de náusea, vômitos e dor abdominal com 4 dias de duração. Os seus exames laboratoriais são os seguintes: Na+ 145; K+ 5,0; Cl- 105; HCO3- 15; Ureia 37; Creatinina 1,6; Glicose 620; Cetonúria 4+. Qual o melhor tratamento inicial para o distúrbio ácido-base deste paciente?
Com relação ao tema, assinale a alternativa correta. O cisto tireoglosso é uma formação tumoral que se localiza na região anterior do pescoço.
Assinale a alternativa correta. No transcorrer de uma tireoidectomia:
Quando comparamos a prostatectomia aberta (PA) com ressecção endoscópica da próstata RTU no tratamento da hiperplasia prostática benigna, podemos afirmar que:
Compartilhar