Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Em relação ao rastreamento precoce do câncer de próstata, assinalar a alternativa CORRETA.

A
O exame digital da glândula prostática é o que apresenta maior acurácia.
B
A determinação do antígeno prostático específico é o método com maior sensibilidade e especificidade.
C
Todos os homens devem fazer avaliação da próstata.
D
Biópsia da próstata por via transretal guiada por ultrassonografia deve ser indicada de rotina para todos os homens com mais de 45 anos de idade.
E
Exame digital da glândula prostática e determinação do antígeno prostático específico são as abordagens mais apropriadas.
Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Como Tereza iniciou o pré-natal tardiamente, perdeu-se a oportunidade de realizar ultrassonografia transvaginal para avaliação de marcadores não invasivos biofísicos de doenças cromossomiais do feto. A opção que NÃO representa tais marcadores é:
Qual é a arritmia mais frequente nos quadros pós-operatórios:
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Homem, com 60 anos, afrodescendente, apresenta anemia, pneumonia bacteriana de repetição, do lombar e osteopenia difusa com fratura patológica de corpos vertebrais. Foi detectada ainda uma insuficiência renal com proteína de Bence Jones no sedimento urinário. Aponte a hipótese diagnóstica mais provável para o caso:
Compartilhar