Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação ao sangramento uterino anormal (SUA):

A
A histeroscopia cirúrgica está indicada em pólipos e miomas maiores que 4cm
B
É determinada por causas orgânicas e não orgânicas (disfuncionais), sendo a principal causa disfuncional a anovulação
C
A embolização das artérias uterinas é o método de tratamento de escolha com poucas complicações
D
O sangramento na pós-menopausa geralmente é de pouca importância clínica sendo o estudo histopatológico, mesmo em endométrio anormalmente espessado, dispensável nesses casos
Em relação ao uso de álcool analise as afirmativas a seguir: I- O diagnóstico de alcoolismo se baseia na quantidade e frequência do consumo de álcool. II- Abuso de álcool é definido como problemas repetitivos com álcool em qualquer uma das quatro áreas de vida - social, interpessoal, legal e ocupacional - ou uso repetido em situações perigosas. III- Após a identificação de alcoolismo, o diagnóstico deve ser informado ao paciente como parte da intervenção. Está correto o que se afirma em:
Paciente do sexo feminino, 26 anos de idade, vida sexual ativa, com história súbita de dor hipogástrica evoluindo para dor abdominal difusa com peritonismo, taquicardia, tontura e mucosas descoradas. Refere também dor em região dos ombros e espaço interescapular. Assinale a alternativa CORRETA:
Com relação à cianose da criança em cardiopatia congênita é, correto afirmar:
Lactente de 1 ano e 6 meses, com diagnóstico prévio de Tetralogia de Fallot, em uso de propranolol. Trazido ao pronto socorro pela mãe, pois ficou roxinho, após aplicação da vacina BCG no posto de saúde. Ao exame encontrava-se cianótico 3+/4+, agitado e chorando. Foi colocado em oxigenoterapia. FC = 176 bpm, pulsos fortes e perfusão limítrofe. FR = 36 ipm, esforço leve a moderado, pulmões limpos. O fígado não era palpável e o abdômen era flácido. Referente ao caso, está correta a seguinte afirmativa:
Compartilhar