Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação ao sangramento uterino anormal (SUA):

A
A histeroscopia cirúrgica está indicada em pólipos e miomas maiores que 4cm
B
É determinada por causas orgânicas e não orgânicas (disfuncionais), sendo a principal causa disfuncional a anovulação
C
A embolização das artérias uterinas é o método de tratamento de escolha com poucas complicações
D
O sangramento na pós-menopausa geralmente é de pouca importância clínica sendo o estudo histopatológico, mesmo em endométrio anormalmente espessado, dispensável nesses casos
Paciente feminina, 24 anos, dá entrada no pronto-socorro com disfagia e dor torácica intensa, relatando ingestão voluntária de soda cáustica há 1 hora e 45 minutos. Apresenta frequência cardíaca de 108 bpm e frequência respiratória de 20 mrpm. Qual das medidas abaixo está formalmente contraindicada?
Assinale a alternativa que apresenta uma substância que inibe a liberação de gastrina e de insulina, reduz a motilidade gastrointestinal e é produzida no pâncreas, estômago e intestinos.
São achados ecográficos que corroboram o diagnóstico de apendicite aguda, EXCETO:
Paciente masculino, 47 anos, chega ao hospital queixando-se de dor abdominal generalizada, de forte intensidade, tipo cólica, com intervalos de 15 minutos. Sente náuseas, nega vômitos e evacuou há 12 horas. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso, abdome distendido, com cicatriz cirúrgica antiga sobre o ponto de McBurney. Avaliação bioquímica mostra hematócrito 47%, 9.000 leucócitos, Na 130, K 2,9, creatinina 2,1 e amilase 643 UI. Levando-se em consideração o quadro acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar