Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Em relação ao sangramento uterino anormal (SUA):

A
A histeroscopia cirúrgica está indicada em pólipos e miomas maiores que 4cm
B
É determinada por causas orgânicas e não orgânicas (disfuncionais), sendo a principal causa disfuncional a anovulação
C
A embolização das artérias uterinas é o método de tratamento de escolha com poucas complicações
D
O sangramento na pós-menopausa geralmente é de pouca importância clínica sendo o estudo histopatológico, mesmo em endométrio anormalmente espessado, dispensável nesses casos
Uma mulher de 77 anos é levada ao pronto-socorro por causa de alteração do ciclo sonovigília e confusão mental, com episódios de agitação psicomotora, de início há dois dias. Ao exame clínico, está sonolenta, desidratada, afebril e eupneica. Apresenta bexiga palpável e diarreia líquida enegrecida. Tem antecedentes de demência e faz uso de fraldas por dupla incontinência. Feita a hipótese diagnóstica, é iniciada a hidratação venosa. A conduta mais apropriada nesse caso é:
Na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, o médico analisou o Rx de tórax de neonato onde o laudo radiológico descreveu a presença do “sinal de vela de barco”. Frente a este achado, é correta a conduta:
Paciente do gênero masculino, 65 anos, deu entrada no pronto-socorro queixando-se de dor abdominal de forte intensidade, com início súbito há cerca de 4 horas. Ao exame físico apresentava-se lúcido, hipocorado, FC: 120bpm e PA 80/50 mmHg. O abdome estava doloroso e apresentava massa expansível medindo cerca de 7cm de diâmetro localizada em região epigástrica/mesogástrica. A diurese estava protraída. Foi realizada angiotomografia na sala de emergência, que confirmou a presença de aneurisma de aorta infrarrenal, com hematoma periaórtico. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para o caso.
O desenvolvimento de hérnia incisional está geralmente relacionado aos seguintes fatores. Assinale a alternativa que apresenta uma exceção.
Compartilhar