Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Em relação ao sistema de classificação de risco anestésico da Associação Americana de Anestesia (ASA), podemos afirmar:

A
Pacientes com classificação ASA 5 apresentam total normalidade fisiológica.
B
Quanto maior o número na classificação, menor o risco para procedimentos anestésicos/cirúrgicos.
C
Pacientes com classificação ASA 3 ou ASA 4 não podem ser submetidos a cirurgia, mesmo de urgência, pelo elevado risco de óbito transoperatório.
D
Os pacientes classificados como ASA 2 são aqueles com distúrbio fisiológico leve a moderado, controlado. Sem comprometimento da atividade normal. O risco de óbito na cirurgia é baixo (< 5%).
E
Pacientes com classificação ASA 1 não apresentam distúrbios fisiológicos, mas podem apresentar distúrbios bioquímicos e/ou psiquiátricos.
Sobre os reflexos temporários, observados no desenvolvimento neuropsicomotor normal do bebê, é correto afirmar:
Síndrome de Prune Belly inclui:
João, casado, 65 anos, tem hipertensão arterial e está em uso regular de enalapril 20 mg/dia há dois anos. João é sedentário, tabagista e ganhou muito peso no último ano. Relata muito estresse nos últimos seis meses por sobrecarga de trabalho depois que passou a ser gerente de um supermercado. Refere também problemas de relacionamento com a esposa, pois além de ter pouco tempo para a família, apresenta dificuldade de ter ereção nas relações sexuais nos últimos três meses. Ao ser questionado, afirma ereções no período da manhã. Qual é a conduta mais adequada na abordagem dessa pessoa com disfunção erétil?
Uma criança de 5 anos, com otalgia unilateral e febre apresenta, após 2 dias do início dos sintomas, paralisia facial periférica ipsilateral à otalgia. Na otoscopia observou-se abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. Podemos afirmar que:
Compartilhar