Em relação ao sistema de classificação de risco anestésico da Associação Americana de Anestesia (ASA), podemos afirmar:
A
Pacientes com classificação ASA 5 apresentam total normalidade fisiológica.
B
Quanto maior o número na classificação, menor o risco para procedimentos anestésicos/cirúrgicos.
C
Pacientes com classificação ASA 3 ou ASA 4 não podem ser submetidos a cirurgia, mesmo de urgência, pelo elevado risco de óbito transoperatório.
D
Os pacientes classificados como ASA 2 são aqueles com distúrbio fisiológico leve a moderado, controlado. Sem comprometimento da atividade normal. O risco de óbito na cirurgia é baixo (< 5%).
E
Pacientes com classificação ASA 1 não apresentam distúrbios fisiológicos, mas podem apresentar distúrbios bioquímicos e/ou psiquiátricos.
Outras questões
Paciente submetido à gastrectomia total com linfadenectomia a D2 para o tratamento de adenocarcinoma do tipo difuso de Lauren, localizado no corpo gástrico. Apresentou no primeiro dia de pós-operatório, febre de 38ºC. Ao exame, FR: 22 irpm, FC: 100 bpm, PA: 130 x 70 mmHg, MV diminuído difusamente. Queixava-se de dor no andar superior do abdome que piorava à palpação. Em relação a este caso, qual das condutas abaixo é a mais adequada?
Menino,10 anos, apresenta irritabilidade, queda do desempenho escolar, pouca reação para estímulos positivos ou negativos, desinteresse em atividades anteriormente prazerosas, lentidão de movimentos, forte inapetência e perda de peso. Exame clínico e exames subsidiários estão dentro da normalidade. Considerando o diagnóstico psiquiátrico mais provável, qual é a conduta terapêutica medicamentosa indicada?
Mulher de 48 anos de idade, obesa, procura ambulatório de Clínica Médica, acompanhada da irmã, com queixas de sentir-se cansada, sem ânimo e interesse para suas atividades corriqueiras e sociais, apresentando constante vontade de dormir , sem conseguir concentrar-se nas suas atividades. Seu peso aumentou de 75 para 82 kg em um mês. A irmã relata que a paciente "está fazendo as coisas de maneira lenta", passa os dias em um quarto escuro e verbalizou vontade de morrer. Exame físico: IMC = 31 kg/m (valor de referência < 25 Kg/m ), sem outras alterações. A paciente tem histórico de arritmia cardíaca. Avaliação recente de função tiroideana revelou resultados normais para TSH, T3 e T4. No caso descrito acima, qual a conduta terapêutica mais adequada?
Durante uma crise de glaucoma agudo, de ângulo fechado, é contraindicado o uso da seguinte medicação: