Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Reumatologia

Em relação ao sopro inocente ou funcional, assinale a alternativa correta:

A
O sopro inocente não altera sua intensidade em situações de aumento da frequência cardíaca como, por exemplo, na febre.
B
O sopro inocente típico da infância é sistólico, em ejeção, vibratório, musical, mais audível na borda esternal esquerda baixa.
C
O sopro de Still é mais característico entre os recém-nascidos.
D
O sopro inocente pode ser contínuo, sistólico ou diastólico, desde que a criança seja assintomática.
E
O componente diastólico é sua principal característica auscultatória.
Na síndrome compartimental addominal assinale o item errado:
Em traumatismo raquimedular, o quadro clássico de hemissecção medular manifesta-se clinicamente por:
Menina de 6 anos apresenta desde os 2 anos lesões eritemato-descamativas na região das pregas cubitais e poplíteas, com prurido intenso. Apresenta ainda xerose, manchas hipocrômicas na face, fissura infra-lobular e dupla prega palpebral. Acerca desse quadro clínico, é correto afirmar:
Em relação à insuficiência cardíaca congestiva (ICC), na faixa etária pediátrica, analise as afirmativas a seguir: I. Os principais sinais de ICC na criança são: cardiomegalia, taquipneia, di?culdade pra mamar, palidez, sudorese, baixo ganho ponderal e hepatomegalia. II. O edema bipalpebral e de membros inferiores surgem em casos extremos sendo uma das principais diferenças clínicas da ICC no adulto e na criança. III. Os sinais e sintomas de ICC surgem após o primeiro ano de vida na maioria dos casos de cardiopatia congênita. IV. O sopro cardíaco é o principal sinal de cardiopatia congênita, assim como a cianose central; a ICC é manifestação esporádica e aparece principalmente no pré-escolar e adolescente. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar