Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Em relação ao tema Anemia Hemolítica AutoImune, assinale a alternativa correta.

A
O diagnóstico de anemia hemolítica autoimune é realizado pela presença do Coombs indireto positivo (teste de antiglobulina indireta positivo).
B
Pacientes com diagnóstico de anemia hemolítica autoimune devem ser investigados para doenças autoimunes, linfoproliferativas e infecciosas, como a AIDS.
C
Pacientes com anemia hemolítica autoimune apresentam níveis séricos elevados de haptoglobina.
D
Indica-se a transfusão com concentrado de hemácias em pacientes com anemia hemolítica autoimune por IgG, devendo-se tomar apenas o cuidado em aquecer a bolsa.
E
A hemólise na anemia hemolítica autoimune não envolve a participação de complemento.
No tratamento clínico inicial de um queimado, a manobra mais importante consiste em:
Quais cardiopatias congênitas mais frequentes na síndrome de Down?
Lactente de 18 meses, sem antecedentes alérgicos apresenta sintomas de resfriado comum por dois dias, com febre baixa, que evoluem subitamente para tosse ladrante e rouquidão. Ao ser levado para pronto-atendimento, observa-se estridor inspiratório à ausculta e hiperemia de orofaringe. Melhora rapidamente com uma nebulização contendo adrenalina e é liberado para casa, com prescrição de dexametasona via oral. O diagnóstico mais provável é o de:
Observe as afirmativas abaixo sobre sinovite transitória do quadril: I) A maioria dos casos ocorre na faixa etária entre 3 a 8 anos de idade. II) Ocorre duas vezes mais em homens que em mulheres. III) Tem sua etiologia desconhecida. IV) Seu tratamento é estritamente sintomático. V) Sua evolução é benigna, não deixando sequelas anatômicas e funcionais. Quais são corretas?
Compartilhar