Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Em relação ao tema Anemia Hemolítica AutoImune, assinale a alternativa correta.

A
O diagnóstico de anemia hemolítica autoimune é realizado pela presença do Coombs indireto positivo (teste de antiglobulina indireta positivo).
B
Pacientes com diagnóstico de anemia hemolítica autoimune devem ser investigados para doenças autoimunes, linfoproliferativas e infecciosas, como a AIDS.
C
Pacientes com anemia hemolítica autoimune apresentam níveis séricos elevados de haptoglobina.
D
Indica-se a transfusão com concentrado de hemácias em pacientes com anemia hemolítica autoimune por IgG, devendo-se tomar apenas o cuidado em aquecer a bolsa.
E
A hemólise na anemia hemolítica autoimune não envolve a participação de complemento.
Homem, 50 anos, branco, após reforma de aviário foi internado com febre, dispneia e tosse. Foi diagnosticado pneumonia, não apresentando melhora com antibióticos. Refere que um colega de trabalho que o auxiliou na limpeza do aviário também apresentou sintomas semelhantes logo após o serviço. Nega emagrecimento, etilismo, tabagismo ou uso de medicamentos. A gasometria revela hipoxemia e o Raio-X de tórax mostra opacidades alveolares bilaterais de predomínio cortical e com micronódulos difusos. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
A equipe de saúde da família em que você atua recebe para avaliação um senhor (45 anos), membro de uma família de sua área de atuação, que se refere ter chegado há uma semana do município de João Dourado, na Bahia. Ele está bastante apreensivo, pois ouviu falar na imprensa sobre o risco de estar trazendo sarampo para a sua família. Em relação a essa situação, pode-se afirmar que:
O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item: Infertilidade conjugal é a ausência de concepção após um ano de coitos regulares e desprotegidos, e denomina-se primária na ausência de gestação prévia e secundária quando há antecedentes de gestação, mesmo que esta não tenha evoluído até o termo.
Compartilhar