Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Em relação ao tema Anemia Hemolítica AutoImune, assinale a alternativa correta.

A
O diagnóstico de anemia hemolítica autoimune é realizado pela presença do Coombs indireto positivo (teste de antiglobulina indireta positivo).
B
Pacientes com diagnóstico de anemia hemolítica autoimune devem ser investigados para doenças autoimunes, linfoproliferativas e infecciosas, como a AIDS.
C
Pacientes com anemia hemolítica autoimune apresentam níveis séricos elevados de haptoglobina.
D
Indica-se a transfusão com concentrado de hemácias em pacientes com anemia hemolítica autoimune por IgG, devendo-se tomar apenas o cuidado em aquecer a bolsa.
E
A hemólise na anemia hemolítica autoimune não envolve a participação de complemento.
M.G.M., 28 anos, GIPOAO, com 40 semanas em trabalho de parto. Apresenta medida do fundo uterino de 38 cm. Na palpação abdominal observa-se hipersistolia, taquissistolia, limite evidente entre o segmento superior e inferior, ligamentos redondos tensos e dolorosos. Ao toque vaginal observa-se colo uterino dilatado 4 cm, ODP; plano -3 De Lee, bolsa íntegra. O diagnóstico é:
Pré-escolar apresentando palidez, sangramento retal moderado, dor abdominal com lesões hipercrômicas eritematopapulosas em nádegas e membros. Exames complementares: Hemograma - discreta leucocitose, hematócrito 28, plaquetas normais. Dentre as hipóteses diagnósticas mais prováveis:
Considere um paciente do sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal D há um ano. Apresenta queixas de trânsito intestinal alterado e prostatismo. A cirurgia de dissecção do saco herniário e do cordão espermático exigiu uso intensivo do eletrocautério. No 7° dia de pós-operatório, o paciente queixa-se de dor e aumento de volume testicular. Ao exame clínico, edema de bolsa escrotal, sem sinais de infecção. O diagnóstico mais provável dessa complicação e a conduta mais adequada para o caso são, respectivamente:
O fator reumatoide não é específico para a artrite reumatoide, sendo também visto em altos títulos em outras doenças. Qual das doenças abaixo tem a maior chance de apresentar um fator reumatoide positivo?
Compartilhar