Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Em relação ao testículo criptorquídico, considere as assertivas abaixo. I - quando associado a hérnia inguinal clínica, deve-se indicar cirugia para correção concomitante da hérnia e da criptorquidia no momento do diagnóstico, independentemente da idade. II - A incidência de criptorquídia aumentou nos últimos anos, tendo sido a contaminação ambiental com exposição materna a componentes estrogênicos implicada como um dos fatores de risco. III - Durante os períodos pré-escolar e escolar o reflexo cremastérico é mais pronunciado e há aumento da ocorrência de testículos retráteis devido aos baixos níveis de andrógenos. Quais são corretas?

A
Apenas I
B
Apenas II
C
Apenas III
D
Apenas I e III
E
I, II e III
Edema bipalpebral bilateral, representa causa rara de edema palpebral de origem infecciosa, pode ocorrer por compressão de drenagem linfática pela compressão exercida pelo aumento ganglionar; pode ser tão exuberante, a ponto de ser confundido erroneamente com edemas de causas renais. A descrição acima está relacionada com:
Psiquiatra interconsultor de hospital geral é chamado para avaliar paciente em confusão mental com crônica dependência ao álcool. O paciente se encontra internado há quatro dias por politraumatismo, com lesões corto-contusas em cabeça, tórax e membros, e os estudos radiológicos de crânio e esqueleto restante não revelaram fraturas. A avaliação demonstra comportamento desorganizado, desatenção, desorientação e comportamento hostil com contactantes, aparentemente motivado por falso reconhecimento de desafetos. Os dados vitais, exame físico e neuromotor se revelam normais e a enfermagem relata que o paciente foi admitido exibindo-se orientado e o quadro se instalou somente no segundo dia de internação. O médico solicitante levanta a hipótese de síndrome de abstinência ao álcool e pede orientação para iniciar prescrição medicamentosa. Assinale a hipótese ou conduta a ser orientada pelo médico:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista: I - Falta de reciprocidade social ou emocional; II - Falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica); III - Preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados; IV - Preocupação persistente com partes de objetos.
Criança de 12 anos, internada com quadro de edema, eritema e dor na região periorbitária do olho esquerdo, refere que, nos últimos dias, de modo estranho, não consegue movimentar o olho esquerdo, preferindo mantê-lo fechado, evitando com isso ver duas imagens. Quando examinado, o paciente encontra-se com as pupilas centradas, e a diplopia piora ao olhar para a direita ou para a esquerda; demonstra também deficiência na abdução do olho esquerdo. Diante do descrito, qual o diagnóstico clínico, a causa da complicação observada e a antibioticoterapia indicada?
Compartilhar