Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Em relação ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, é correto afirmar:

A
Está indicado em todos os portadores de obesidade grau 2.
B
A falha do tratamento clínico não é imprescindível para a indicação de tratamento cirúrgico.
C
As cirurgias mais realizadas atualmente são as puramente disabsortivas, entre elas a derivação gastrojejunal (ou bypass gástrico).
D
As cirurgias restritivas podem ser indicadas para pacientes disciplinados, cooperativos e que não sejam alcoolistas ou comedores compulsivos de doces.
E
Nas derivações biliopancreáticas, o componente restritivo é mais intenso do que a disabsorção.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal complicação do divertículo de Meckel é a necrose intestinal. O divertículo de Meckel é a anormalidade congênita mais comum do intestino delgado.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. O divertículo de Meckel é uma estrutura remanescente do úraco que se oblitera na décima semana de vida intrauterina.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A maior parte dos divertículos de Meckel é assintomática e diagnosticada acidentalmente durante uma cirurgia abdominal.
Com relação à anatomia, fisiologia e patologia dos órgãos situados ou que passam pelo pescoço, julgue o item que se segue. A exérese da porção média do osso hioide é indicada no tratamento cirúrgico do cisto do ducto tireoglosso.
Compartilhar