Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresentando quadro de icterícia e perda de peso não especificada, queixando-se de astenia, inapetência e prurido intenso. Exames laboratoriais revelam Hb: 10mg/dl, HTC: 30%, Bilirrubina total: 24,7 mg/dl ; leucocitos : 9300, Bastoes : 3, bilirrubina direta : 20,1mgldl; bilirrubina indireta:4,6mg/dl; TGO: 512, TGP: 316 e FA: 2100. Diante do exposto, qual o provável diagnóstico?

A
ColedocolitÍase
B
Colangite
C
Colangite esclerosante primária
D
Colangiocarcinoma
E
Hepatite
Um bebê de 5 meses do sexo masculino é trazido ao pediatra porque a mãe sente uma vibração estranha sobre o peito do filho que parece se relacionar com o seu batimento cardíaco. A criança tem síndrome de Down. No exame, um frêmito paraesternal é sentido. Atividade precordial é acentuada e se estende sobre as áreas paraesternal e apical direitas. Uma terceira bulha proeminente é audível no ápice. A característica que melhor descreve o sopro ouvido no exame é:
Uma menina de 10 anos se apresenta ao pediatra para avaliação clínica, interessada em prática de um esporte. Seu exame é completamente normal com exceção de um nódulo solitário da tireoide, palpado na face anterior do pescoço. A menina tinha notado a protuberância há vários meses antes daquela visita, mas esteve completamente assintomática. O pediatra decide dosar suas taxas de hormônio estimulante da tireoide (TSH) e tiroxina livre (T4), além de outros exames laboratoriais de rotina nesse dia. Ademais dos exames sanguíneos, a melhor etapa subsequente para a avaliação diagnóstica é:
Em condições normais, a função de marcapasso do coração reside no nó sinoatrial, localizado na junção do átrio direito com a veia cava superior. A disfunção do nó sinoatrial é encontrada, com frequência, em:
Pneumotórax primário espontâneo ocorre principalmente em alguns adolescentes sem trauma ou doença pulmonar subjacente e pode ser encontrado em pacientes com síndrome de :
Compartilhar