Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Em relação ao tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, é correto afirmar:

A
Está indicado em todos os portadores de obesidade grau 2.
B
A falha do tratamento clínico não é imprescindível para a indicação de tratamento cirúrgico.
C
As cirurgias mais realizadas atualmente são as puramente disabsortivas, entre elas a derivação gastrojejunal (ou bypass gástrico).
D
As cirurgias restritivas podem ser indicadas para pacientes disciplinados, cooperativos e que não sejam alcoolistas ou comedores compulsivos de doces.
E
Nas derivações biliopancreáticas, o componente restritivo é mais intenso do que a disabsorção.
Criança de 7 anos, com desenvolvimento neuropsicomotor normal, foi trazida à consulta por vir apresentando vários episódios de perda abrupta da consciência durante o dia. A mãe relatou que a criança ficava parada, com olhos abertos por um breve momento, e melhorava logo a seguir. O eletroencefalograma mostrou descargas generalizadas do tipo ponta-onda na frequência de 3 Hz. Esses episódios acabaram por interferir no aprendizado. Não havia outros sintomas. O diagnóstico de epilepsia foi confirmado. Que fármaco, dentre os abaixo, é o mais indicado para o tratamento desse tipo de crise?
"Pacientes idosos normalmente são acometidos por mais de uma doença simultaneamente e, devido a isso, tomam vários medicamentos de forma contínua e concomitante”. Os critérios de Beers-Fick definem fármacos potencialmente inapropriados a adultos com 65 ou mais anos de idade. Os fármacos abaixo são inapropriados aos idosos, exceto:
Em relação a um paciente com ascite, é correto afirmar, EXCETO que:
As indicações de ventilação com pressão positiva durante as manobras de reanimação do recém-nascido na sala de parto são:
Compartilhar