Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao tratamento cirúrgico da tireotoxicose é CORRETO afirmar que:

A
Tireoidectomia subtotal, deixando somente cerca de 6g de tecido tireoidiano é o tratamento de escolha, com 100% de hipotireoidismo pós-operatorio
B
Complicações com lesão do nervo laringeo recorrente e hipoparatireoidismo raramente ocorrem
C
Tireoidectomia total atualmente tem sido o metodo de escolha com 100% de controle da doença em periodos de até 12 anos de estudo
D
Nao há indicação para tireoidectomia total.
E
Nao há necessidade de preparo pré-operatório com betabloqueador e lugol em pacientes que vão à cirurgia
Criança nascida de parto a termo, sem intercorrências, apresenta-se com cianose refratária ao uso de 02 com Fi02 a 100%. Dentre os achados clínicos, observa-se sopro cardíaco sistólico, com padrão de sobrecarga cardíaca esquerda e hemibloqueio anterior esquerdo. No RX há padrão de hipofluxo. Com os dados acima, qual a cardiopatia mais provável?
Paciente de 4 anos de idade com história de Asma Brônquica há 1 ano chega ao hospital dispnéico, agitado, falando com dificuldade, com tiragem intercostal bilateral, diminuição do murmúrio vesicular nos 2 pulmões, sibilos difusos ‘a ausculta, freqüência respiratória de 44 movimentos/minuto, frequência cardíaca de 120 batimentos/minuto, abdome com fígado a 2 cm do rebordo costal direito, pulsos periféricos normais, saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente. Baseado nos dados acima, assinale a alternativa CORRETA.
Na doença do refluxo gastroesofágico, nós sabemos que o esfíncter esofagiano inferior (EEI) desempenha papel fundamental no que diz respeito à fisiologia normal da junção esofagogástrica. Dentre as opções abaixo, qual a que NÃO representa uma condição que altera o bom funcionamento deste esfíncter?
Uma mulher com 23 anos, obesa mórbida, é submetida à cirurgia bariátrica e no sexto dia pós-operatório apresenta taquicardia, febre e leucocitose. Refere dor abdominal em epigástrio e em ombro e nega outras queixas. Qual o principal diagnóstico a ser pesquisado, levando em consideração o tempo de pós-operatório?
Compartilhar