Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Em relação ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa correta.

A
Drogas que estimulam os receptores alfa-2-pré-sinápticos, como metildopa e clonidina, não devem ser usadas em pacientes com falência renal avançada e consequente estimulação simpática exacerbada pela sobrecarga de volume, pois tem excreção renal predominante.
B
Os diuréticos de ação no néfron distal, como os tiazídicos, são os mais indicados no paciente com edema e clearance de creatinina abaixo de 20 mL/min, pois tem excreção hepática predominante.
C
O betabloqueador não seletivo, propranolol, é a droga mais indicada ao paciente que apresenta hipertensão associada a claudicação intermitente, diferente do metoprolol que é contraindicado nessa condição, mesmo em doses muito baixas.
D
Em pacientes com clearance de creatinina abaixo de 20 mL/min, pré-dialíticos, constitui uma boa opção terapêutica a associação de diuréticos de alça em doses elevadas, bloqueadores dos canais de cálcio dihidropiridínicos, e, ventualmente, o uso de agonistas centrais como metildopa ou clonidina.
E
Os diuréticos de ação no néfron distal, como os tiazídicos, são drogas preconizadas ao tratamento do paciente hipertenso com hipercalcemia e hiponatremia, diferente dos diuréticos de alça, como a Furosemida, contraindicados nessas condições.
R.F.P., 5 anos de idade, apresenta tumor cístico palpável na linha média do pescoço, móvel a deglutição e protusão da língua, há cerca de uma semana. Mãe nega febre ou quadro infeccioso prévio. Em relação à hipótese diagnóstica desse caso, assinale a alternativa correta.
Com relação aos reflexos no período neonatal, assinale a alternativa correta:
No que se refere às cardiopatias congênitas assinale a alternativa correta.
Em relação à invaginação intestinal, considere as seguintes afirmativas: I. O divertículo de Meckel é reconhecido como causa frequente. II. A tríade clássica de dor, tumor e sangramento está presente na maioria dos casos. III. Nas invaginações íleo-ileais, a eliminação de sangue é mais intensa. Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
Compartilhar