Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Em relação ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa correta.

A
Drogas que estimulam os receptores alfa-2-pré-sinápticos, como metildopa e clonidina, não devem ser usadas em pacientes com falência renal avançada e consequente estimulação simpática exacerbada pela sobrecarga de volume, pois tem excreção renal predominante.
B
Os diuréticos de ação no néfron distal, como os tiazídicos, são os mais indicados no paciente com edema e clearance de creatinina abaixo de 20 mL/min, pois tem excreção hepática predominante.
C
O betabloqueador não seletivo, propranolol, é a droga mais indicada ao paciente que apresenta hipertensão associada a claudicação intermitente, diferente do metoprolol que é contraindicado nessa condição, mesmo em doses muito baixas.
D
Em pacientes com clearance de creatinina abaixo de 20 mL/min, pré-dialíticos, constitui uma boa opção terapêutica a associação de diuréticos de alça em doses elevadas, bloqueadores dos canais de cálcio dihidropiridínicos, e, ventualmente, o uso de agonistas centrais como metildopa ou clonidina.
E
Os diuréticos de ação no néfron distal, como os tiazídicos, são drogas preconizadas ao tratamento do paciente hipertenso com hipercalcemia e hiponatremia, diferente dos diuréticos de alça, como a Furosemida, contraindicados nessas condições.
As seguintes substâncias psicóticas são consideradas estimulantes do Sistema Nervoso Central:
RN pós-termo, nasce deprimido necessitando manobras de reanimação neonatal devido presença de líquido meconial espesso; evoluiu com necessidade de ventilação mecânica e internação em UTI Neonatal. Dentre as complicações mais comuns que podem ocorrer na Síndrome de aspiração meconial, assinale a correta:
Com relação a infecções causadas pelo vírus Varicela-Zóster em crianças com infecção pelo HIV, considere as seguintes afirmações: I - A varicela costuma ser mais severa, com grande número de lesões cutâneas (> 400), muitas vezes de apresentação atípica. II - A varicela ou o Herpes-Zóster frequentemente apresentam-se de forma recorrente ou prolongada. III - O Herpes-Zóster é considerado uma "doença sentinela" para a infecção pelo HIV. Quais são corretas?
Com relação a conduta nas distopias testiculares, qual das afirmações abaixo é falsa ?
Compartilhar