Em relação ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa correta.
A
Drogas que estimulam os receptores alfa-2-pré-sinápticos, como metildopa e clonidina, não devem ser usadas em pacientes com falência renal avançada e consequente estimulação simpática exacerbada pela sobrecarga de volume, pois tem excreção renal predominante.
B
Os diuréticos de ação no néfron distal, como os tiazídicos, são os mais indicados no paciente com edema e clearance de creatinina abaixo de 20 mL/min, pois tem excreção hepática predominante.
C
O betabloqueador não seletivo, propranolol, é a droga mais indicada ao paciente que apresenta hipertensão associada a claudicação intermitente, diferente do metoprolol que é contraindicado nessa condição, mesmo em doses muito baixas.
D
Em pacientes com clearance de creatinina abaixo de 20 mL/min, pré-dialíticos, constitui uma boa opção terapêutica a associação de diuréticos de alça em doses elevadas, bloqueadores dos canais de cálcio dihidropiridínicos, e, ventualmente, o uso de agonistas centrais como metildopa ou clonidina.
E
Os diuréticos de ação no néfron distal, como os tiazídicos, são drogas preconizadas ao tratamento do paciente hipertenso com hipercalcemia e hiponatremia, diferente dos diuréticos de alça, como a Furosemida, contraindicados nessas condições.
Outras questões
É considerado Shunt portossistêmico seletivo, empregado para o tratamento da hipertensão porta:
Com relação à anestesia local podemos afirmar, exceto:
Em traumatismo raquimedular, o quadro clássico de hemissecção medular manifesta-se clinicamente por:
Sobre as fraturas de membro inferior em crianças assinale a afirmativa INCORRETA: