Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação ao tratamento de Hemorragia Digestiva Alta, é correto afirmar:

A
A endoscopia digestiva alta, além de auxiliar no diagnóstico, pode ser fundamental no tratamento de varizes rotas, mas nada contribui no tratamento de lesões ulceradas.
B
A endoscopia digestiva alta, apesar de auxiliar no diagnóstico, nada contribui para o tratamento nas primeiras seis (06) horas.
C
A endoscopia digestiva alta, além de auxiliar no diagnóstico, pode ser fundamental no tratamento de varizes rotas e também em lesões ulceradas.
D
A cirurgia está sempre indicada nos pacientes com varizes e ressangramento em quinze dias.
E
A cirurgia nunca está indicada nos casos de sangramento por lesões pépticas, mesmo que persistentes, apesar de tratamento clínico e endoscópico.
Paciente com hematêmese e melena, antecedentes de alcoolismo social e transfusões sanguíneas após acidente automobilístico. Exame físico: PA= 90X40 mmHg, FC= 140 bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Hemoglobina= 7,5g/dl. Qual a conduta imediata?
Qual o agente etiológico responsável pela epiglotite aguda na infância?
Marque a alternativa INCORRETA:
Considerando a falha do DIU como método utilizado na anticoncepção, analise as a?rmativas a seguir: I. Na gravidez intrauterina, com DIU localizado no fundo uterino e ?os não localizados no exame especular, o DIU deve ser deixado no lugar, e a paciente deve ser advertida sobre os sintomas de infecção. II. O diagnóstico da gravidez intrauterina, na vigência do uso de DIU sem a visualização dos ?os, exige uma ultrassonogra?a. Em caso positivo, a gravidez deve ser interrompida através da curetagem uterina total. III. Na gravidez com DIU, é recomendável a retirada do mesmo se os ?os forem visualizados e o saco gestacional estiver acima do dispositivo intrauterino. IV. Na gravidez com DIU associado à progesterona, com os ?os visualizados, é recomendável a manutenção do mesmo, devido ao efeito protetor da progesterona sobre a gravidez. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar