Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Em relação ao tratamento de Hemorragia Digestiva Alta, é correto afirmar:

A
A endoscopia digestiva alta, além de auxiliar no diagnóstico, pode ser fundamental no tratamento de varizes rotas, mas nada contribui no tratamento de lesões ulceradas.
B
A endoscopia digestiva alta, apesar de auxiliar no diagnóstico, nada contribui para o tratamento nas primeiras seis (06) horas.
C
A endoscopia digestiva alta, além de auxiliar no diagnóstico, pode ser fundamental no tratamento de varizes rotas e também em lesões ulceradas.
D
A cirurgia está sempre indicada nos pacientes com varizes e ressangramento em quinze dias.
E
A cirurgia nunca está indicada nos casos de sangramento por lesões pépticas, mesmo que persistentes, apesar de tratamento clínico e endoscópico.
Pré-escolar de cinco anos é levado ao pediatra para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que, aos 15 meses, o paciente apresentou quadro de distúrbio de comportamento, por 72 horas, e três crises convulsivas no quinto dia após a aplicação da vacina tríplice bacteriana. Para esse paciente, além da dose de reforço da tríplice viral deve ser aplicada também a vacina:
Menino de sete anos, com história de tosse e dispneia há sete dias, sem febre, apresenta: FR: 30 ipm, presença de tiragem intercostal, AP: MV diminuído em HTD. RX tórax indica presença de alargamento de mediastino, mais importante à direita. O provável diagnóstico, nesse caso, é:
No tratamento do pneumotórax traumático hipertensivo, a terapêutica de escolha é:
Uma jovem de 24 anos apresentou, há três semanas, quadro gripal de resolução espontânea. Há sete dias apresenta quadro de parestesias em mãos e pés, de caráter ascendente, associadas à diminuição de força nos quatro membros. Ao exame neurológico, observam-se tetraparesia flácida arreflexa e diparesia facial. O exame complementar que se relaciona com o quadro clínico da paciente é:
Compartilhar