Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Em relação ao tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM), assinale a alternativa incorreta:

A
a Aspirina deve ser a primeira medicação administrada a todos os pacientes com dor torácica sugestiva de isquemia aguda.
B
o oxigênio deve ser mantido em todos os pacientes com IAM nas primeiras 24 horas.
C
os nitratos promovem vasodilatação venosa e arterial ocasionando redução da pré e pós-carga.
D
os betabloqueadores são contra-indicados em pacientes com DPOC e bloqueio atrioventricular de 2º e 3º graus.
E
história de lesão expansiva cerebral conhecida é uma contra-indicação absoluta para o uso de fibrinolíticos.
Em relação aos aneurismas da aorta torácica assinale a alternativa CORRETA.
Paciente masculino de 36 horas de vida, após gestação de 36 semanas, Apgar 8/9, antecedente de polidrâmnio, mas sem relato de eliminação de mecônio. Ele evoluiu com distensão abdominal e vômitos biliosos, e a radiografia de abdome evidencia alças intestinais dilatadas, sem nível hidroaéreo, com imagens de vidro moído. Qual é a hipótese MAIS provável?
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao dar banho em uma criança de 1 ano, a mãe notou uma massa abdominal endurecida e a levou ao pediatra. A criança é assintomática. Ao exame físico, nota-se massa endurecida em flanco esquerdo e presença de aniridia, sem outras alterações. Realizou os seguintes exames: hemograma normal, urina tipo I com hematúria microscópica, radiografia simples de abdome com algumas imagens de microcalcificações e ultrassonografia com massa sólida retroperitoneal. O provável diagnóstico é:
Compartilhar