Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Em relação ao tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM), assinale a alternativa incorreta:

A
a Aspirina deve ser a primeira medicação administrada a todos os pacientes com dor torácica sugestiva de isquemia aguda.
B
o oxigênio deve ser mantido em todos os pacientes com IAM nas primeiras 24 horas.
C
os nitratos promovem vasodilatação venosa e arterial ocasionando redução da pré e pós-carga.
D
os betabloqueadores são contra-indicados em pacientes com DPOC e bloqueio atrioventricular de 2º e 3º graus.
E
história de lesão expansiva cerebral conhecida é uma contra-indicação absoluta para o uso de fibrinolíticos.
Homem de 60 anos de idade, afro descendente, com queixa de dor lombar irradiada para o membro inferior esquerdo e perda da força muscular, fraqueza e fadiga. Há dois meses internado por pneumonia e tratado com recuperação. Exame físico: emagrecido, hipocorado (+++/+4), ausência de hepatoesplenomegalia. Exames complementares: 2,94 hemácias, Hg: 8,5 g%, ht: 27% com 3.400 leucócitos VHS 127 mm. Proteínas totais de 10g/dl, albumina de 4,8g/dl e globulinas de 5,2g/dl. Eletroforese de proteínas com lgG de 7g/dl.Uréia 138mg/dl e creatinina de 2,8 mg/dl. RMN da coluna com sinais de compressão medular. O paciente apresentou fratura patológica de úmero ao tomar postura para radiografia do tórax. Em relação a hipótese diagnóstica mas provável, qual a afirmação está INCORRETA:
Mulher de 29 anos, usuária de DIU há 1 ano, chega ao pronto-socorro com dor em fossa ilíaca direita de início súbito, acompanhada de tontura, náuseas e escurecimento visual e sangramento vaginal. Referia última menstruação há cerca de 40 dias. Ao exame, está descorada, PA 80x40 mmHg, pulso de 110 bat/mim. Abdome tenso, doloroso em fossa ilíaca direita, com descompressão brusca presente. Observa-se sangramento pelo colo uterino, colo impérvio, útero discretamente aumentado e doloroso, abaulamento do fórnice vaginal posterior. Qual é o diagnóstico mais provável?
Na primeira consulta de pré-natal, paciente de 32 anos, 2G 1P normal há 2 anos, informa ter tipo sanguíneo O Rh negativo. Não sabe qual o tipo sanguíneo do seu filho nem do pai do bebê que está esperando. O obstetra solicita teste de coombs indireto, que é positivo (menor que 1/16). Está com 8 semanas de gestação. O que deve ser feito?
Uma família de baixa renda é constituída pelos pais e 3 filhos, de 2, 5 e 11 anos. Todos dormem em um único cômodo em sua residência. A criança de 5 anos é acometida por meningite por Pneumococo. Em relação à profilaxia, ela deve ser feita:
Compartilhar