Em relação ao tratamento do diabete melito do tipo 2, a Associação Americana de Diabete recomenda que:
A
ao ser diagnosticado, o paciente deve receber orientações para emagrecer e aumentar a atividade física, sem uso de medicações por, pelo menos, 3 meses.
B
o nível alvo de hemoglobina glicada é menor do que 7%, sendo recomendada modificação da estratégia terapêutica, se essa for maior ou igual a 7%.
C
em pacientes hospitalizados, a hiperglicemia está associada a desfechos adversos e deve ser mantida em níveis entre 100 e 140 mg/dl.
D
o nível de hemoglobina glicada a ser atingido, para evitar as complicações crônicas, é de 7,6%.
E
a insulina basal deve ser utilizada principalmente em situações de estresse, como cirurgias, ou quando o paciente não conseguir um bom controle com 2 ou 3 classes de medicações.
Outras questões
Paciente é encaminhado ao PS com hipótese diagnóstica de surto psicótico. A confirmação diagnóstica será dada pela presença característica de consciência:
Paciente com 34 anos de idade, diabético há 16 anos, tratado com hipoglicemiantes orais e que há três meses está apresentando calosidade plantar no pé esquerdo. Há uma semana notou saída de secreção purulenta nesta região, com odor fétido e sangramento esporádico. Ao exame físico observaram-se pulsos arteriais podálicos presentes e normais em ambos os membros inferiores e mal perfurante plantar em região da articulação metatarso-falangiana do hálux esquerdo, com saída de secreção purulenta. A provável etiologia desta lesão é:
Paciente de 70 anos, portador de litíase biliar, apresenta dor abdominal, febre e icterícia. Ao exame, encontra-se confuso e hipotenso, e detecta-se leucocitose com desvio à esquerda, elevação de bilirrubinas, fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e de transaminases. Com achado ultrassonográfico de dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, é certo afirmar que:
Hepatopata, com grave comprometimento da qualidade de vida é candidato ao transplante hepático, uma vez que esgotadas outras formas de tratamento clínico. São indicadores de alerta para necessidade de realização do transplante: