Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao tratamento do diabete melito do tipo 2, a Associação Americana de Diabete recomenda que:

A
ao ser diagnosticado, o paciente deve receber orientações para emagrecer e aumentar a atividade física, sem uso de medicações por, pelo menos, 3 meses.
B
o nível alvo de hemoglobina glicada é menor do que 7%, sendo recomendada modificação da estratégia terapêutica, se essa for maior ou igual a 7%.
C
em pacientes hospitalizados, a hiperglicemia está associada a desfechos adversos e deve ser mantida em níveis entre 100 e 140 mg/dl.
D
o nível de hemoglobina glicada a ser atingido, para evitar as complicações crônicas, é de 7,6%.
E
a insulina basal deve ser utilizada principalmente em situações de estresse, como cirurgias, ou quando o paciente não conseguir um bom controle com 2 ou 3 classes de medicações.
Em relação às características da infecção por Toxoplasma gondii em gestantes e em RN, são apresentadas as seguintes assertivas. I. Os RN de mães que se infectam no 3º trimestre da gestação apresentam comprometimento grave da doença. II. A maioria das mães de RN com toxoplasmose congênita é infectada antes da gestação. III. A maioria dos indivíduos infectados congenitamente e não tratados apresentará retinocoroidite até a adolescência. Qual a alternativa está correta?
Os benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos na prática médica. Em relação a este grupo farmacológico é correto afirmar que:
Criança, com 15 meses de idade, foi à Unidade Básica de Saúde para receber as vacinas do Programa Nacional de Imunização. A mãe da criança perguntou se ele podia tomar todas as vacinas, porque seu filho mais velho, de 10 anos de idade, encontra-se em tratamento quimioterápico para leucose aguda. Qual a conduta recomendada?
O plantonista da Unidade de Terapia Intensiva aciona a equipe de notificação e captação de órgãos do seu hospital relatando que foi realizado e confirmado o diagnóstico de morte encefálica em um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo crânio-encefálico. Quanto ao prosseguimento do processo de doação de órgãos pode-se afirmar que
Compartilhar