Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Em relação ao tratamento do diabete melito do tipo 2, a Associação Americana de Diabete recomenda que:

A
ao ser diagnosticado, o paciente deve receber orientações para emagrecer e aumentar a atividade física, sem uso de medicações por, pelo menos, 3 meses.
B
o nível alvo de hemoglobina glicada é menor do que 7%, sendo recomendada modificação da estratégia terapêutica, se essa for maior ou igual a 7%.
C
em pacientes hospitalizados, a hiperglicemia está associada a desfechos adversos e deve ser mantida em níveis entre 100 e 140 mg/dl.
D
o nível de hemoglobina glicada a ser atingido, para evitar as complicações crônicas, é de 7,6%.
E
a insulina basal deve ser utilizada principalmente em situações de estresse, como cirurgias, ou quando o paciente não conseguir um bom controle com 2 ou 3 classes de medicações.
Liliana, 12 anos, apresentou um quadro súbito de febre, cefaleia intensa, vômitos e rigidez de nuca. Na emergência do IJF, a pediatra solicitou exame do LCR (Líquido Céfalo-Raquidiano) e iniciou tratamento para meningite meningocócica. Qual desses achados poderia ter sido encontrado que sugerisse essa etiologia?
Paciente ASA I, 50 kg e 1,60 m de altura é submetida à colecistectomia videolaparoscópica sob anestesia geral com ventilação volume controlada (VCV), fração inspirada de O2 de 60%, volume corrente de 400 mL, frequência respiratória de 10 incursões/min, relação inspiração/expiração de 1/2. Após a insuflação do pneumoperitônio, a saturação periférica de O2 diminui de 99% para 94% e a capnometria aumenta de 35 mmHg para 43 mmHg. A conduta recomendada é:
Na torção testicular podemos AFIRMAR que: Referência: SCHWARTZ, S. I. , SHIRES, T. , SPENCER, F. C. Princípios de Cirurgia. Rio de Janeiro. Editora Guanabara-Koogan. 2003.
Sobre as cardiopatias congênitas, correlacione: I - Transposição de grandes artérias. II - CIV. III - Defeito do septo atrioventricular total. IV - Tetralogia de Fallot. V - Síndrome do ventrículo esquerdo hipoplásico. ( ) Sinais de insuficiência cardíacas raramente estão presentes. ( ) É a cardiopatia congênita cianótica mais comum em RN's. ( ) Entre as citadas, é a cardiopatia congênita mais prevalente. ( ) É a anomalia congênita mais frequentes nos portadores de síndrome de Down. ( ) Manifesta-se por ausência de pulsos nos 4 membros e por sinais de choque, em geral após 24 horas de vida. Assinale a numeração CORRETA:
Compartilhar