Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Em relação ao trauma torácico: I- A drenagem inicial de 1500 ml de sangue em um paciente com hemotórax traumático é indicação absoluta de toracotomia de urgência. II- Em pacientes com tórax instável, a principal responsável pelo comprometimento respiratório costuma ser a contusão pulmonar associada. III- A toracotomia, na sala de emergência, está indicada para pacientes com trauma torácico contuso, que chegam com atividade elétrica miocárdica, sem pulso. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A
Apenas a afirmativa I está correta
B
Apenas a afirmativa II está correta
C
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
D
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
E
Nenhuma afirmação está correta
Mulher de 75 anos, hipermetrope, com queixa de dor ocular à direita há 1 dia. EF: hiperemia ocular pericerática e pupila em semi-midríase paralítica. A hipótese diagnóstica mais provável é
Quanto à retinopatia hipertensiva, é CORRETO afirmar que:
É útil no tratamento da Ambliopia, EXCETO:
RN com 20 dias de vida; nascido de parto normal, a termo, sem intercorrências (sorologias negativas e ausência de infecção) pré e pos natal, Tempo de bolsa rota de 4 h, em Aleitamento Materno Exclusivo; apresenta há três dias vômitos após a amamentação, de evolução progressiva. Ao exame, após o episodio, observa vômitos com aspecto de leite fresco, sem sangue ou bile, grande volume; RN tranqüilo, sem fáscie de dor ou irritabilidade, ativo, pouco emagrecido, FA pouco deprimida, acianótico, anictérico, logo após procura seio materno e suga com muita força (demonstrando fome); musculatura abdominal relaxada, abdome flácido, indolor, nódulo palpável acima da cicatriz umbilical, no epigástrio médio, abaixo da borda hepática, +- 2,0 cm de comprimento, móvel. Sobre o caso:
Compartilhar